Inserção de Paranaguá na rota de turismo de cruzeiros motiva empresários locais
Empresários do Litoral do Estado estão cada vez mais animados com a procura crescente de pacotes turísticos e o movimento no comércio gerados pelos passageiros do navio Lírica, da MSC. Esta é a 4ª semana que a embarcação atraca no Porto de Paranaguá, com embarque e desembarque de passageiros, sempre às sextas-feiras.
Ao todo, serão 16 paradas de navios na cidade, até 8 de março de 2024 – 15 do Lírica e uma do navio Música, ne sábado (23). Oportunidade para passageiros e tripulantes descerem, desfrutarem dos atrativos turísticos do Litoral, conhecerem produtos locais e saborearem a culinária típica da região.
A passagem dos visitantes gera emprego e renda. Proprietária de uma agência de turismo de Paranaguá, Ana Cláudia Mariano Gonçalves afirma que contratou oito guias de turismo e intérpretes para atender a demanda cada vez maior.
“Estamos no ramo há bastante tempo e estávamos esperando por isso há muitos anos. Vimos que os profissionais e o comércio estão se estruturando”, afirmou.
As amigas gaúchas Geovana Mantivani e Tatiana Ferrarini visitaram o Mercado do Artesanato e aproveitaram para levar diversos souvenires. “Sempre gostamos de comprar lembranças dos locais por onde passamos e o mercado bem ao lado do receptivo veio a calhar”, disse Geovana.
O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, afirma que os navios estão se mostrando um sucesso para levar o nome do Paraná como destino turístico para outros estados e países, e isso impacta na oferta de emprego no setor.
“Estamos trabalhando para que tudo seja feito da melhor forma possível, pois o turista precisa ser bem atendido. Um turista satisfeito recomenda nosso Estado para outras pessoas”, disse.
BOAS-VINDAS – Os passageiros em trânsito são recepcionados na Praça Mário Roque, no Centro Histórico de Paranaguá, em uma tenda que divulga com opções de passeios. O espaço, assim como o local de check-in e check-out, no Mega Rocio, foi disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, em parceria com a Adetur Litoral e a Prefeitura de Paranaguá.
As tendas ficam em um ponto estratégico, ao lado de destacados comércio de Paranaguá. “Os turistas estão se deliciando com as nossas artes e comprando”, disse Eli Mattar, que trabalha há dois anos com a venda de artesanatos no local.
Também há dois anos neste mesmo mercado, Sônia Aquino destaca que já percebeu uma mudança muito grande no fluxo de pessoas desde a entrada do Paraná na rota dos navios de cruzeiro. “A gente conhece pessoas novas, elas olham nosso artesanato, nossas obras, e a gente fica muito feliz porque está saindo mercadoria das prateleiras. Sai muito imã, muito chaveiro, lembranças do Estado”, contou.
PASSEIOS – Além da experiência profissional de trabalhar em navio de cruzeiro, os tripulantes conhecem outros países enquanto as embarcações ficam atracadas nos Portos.
O mexicano Carlos Curvas, recepcionista no navio Lirica há oito meses, decidiu conhecer a famosa Ilha do Mel na última semana. “Eu gostei da cidade de Paranaguá. Ela é pequena e colonial. Conheci um pouco da cidade, comi um pastel e curti o dia na Ilha do Mel”, afirmou.
Moradora de Florianópolis, a passageira do mesmo navio Marlene Farias conta que aproveitou o dia no município. “Almocei, aproveitei o dia na praça, fui ao museu, vi artesanatos e achei tudo muito bonito, o pessoal educado e receptivo”, complementou.
O navio Lírica, que também embarcou paranaenses e pessoas de outros estados em Paranaguá, na sexta-feira (22), conta com famílias grandes viajando para festejar o Natal. Com esse objetivo, e também para comemorar os 60 anos de casados, o aposentado Nelson de Souza Infeld e Marilisa Melara Infeld reuniram quase 30 pessoas da família a bordo.
“Não tem coisa melhor. São parentes de Curitiba e de Florianópolis. A coisa mais maravilhosa da vida é esse convívio familiar e com o embarque em Paranaguá ficou fácil para todos”, disse Nelson.
O casal chegou um dia antes em Paranaguá para descansar e conhecer a cidade. “Eu conheci a cidade quando tinha apenas 15 anos e agora retornei. Achei tudo maravilhoso e fomos muito bem recebidos por onde passamos”, comentou Marilise.
A nora do casal, Daniela Lavratti Infeld, que participou ativamente da organização da viagem com toda a família, conta que passearam pelo Centro Histórico de Paranaguá e aproveitaram o almoço na cidade antes de entrar na embarcação.
“Sempre passamos o Natal juntos, mas esse ano decidimos que não queríamos cozinhar, nós preocupar com a ceia. Então decidimos fazer o cruzeiro com todos juntos e, também, comemorar todos esses aniversários de casamento”, disse.
Ela e o marido celebram, na próxima semana, mais de 20 anos de casados e outro casal da família comemora as bodas de prata, também a bordo.
Da AEN
PARANAGUÁ