Inscrições abertas para desafio de startups no InovaMeat

Estão abertas as inscrições para o Mapa Conecta Proteína Animal, desafio de startups promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dentro da programação InovaMeat, que acontece de 31 de março a 2 de abril em Toledo.

“A ideia do desafio é atrair startups com soluções para as cadeias de produção de suínos, aves, peixes e pecuária leiteira. Queremos propostas com soluções interessantes para potenciais problemas e desafios dessas cadeias”, detalha Daniel Trento, coordenador-geral de Articulação para Inovação do Mapa.

Trento revelou que já estão confirmadas as presenças de seis grandes fundos de investimento e de algumas empresas importantes do setor investidores. São elas, Adisseo, Barn Investimentos, Cedro Capital, Food Tech Hub, Smart Value e NT Agro. “O grande ganho para as startups é esta conexão. Vamos conectá-las aos investidores e aceleradoras do ecossistema de inovação brasileiro e proporcionar o espaço ideal para networking, visibilidade e oportunidades de negócio”, frisou Trento.

DESAFIO – Na primeira etapa do desafio, a comissão julgadora formada por pesquisadores, professores, empresários e investidores, irá selecionar dez startups semifinalistas de cada categoria (iniciante e avançado).

Na etapa seguinte, as semifinalistas farão pitches ao vivo apresentando sua solução aos potenciais investidores e a banca irá classificar três startups para a fase final. As finalistas de cada categoria se apresentarão durante o InovaMeat no dia 1º de abril.

O Mapa Conecta Proteína Animal é decorrente da Rede de Inovação para o Agronegócio do Oeste do Paraná, inaugurado em dezembro passado. A iniciativa consiste em um ecossistema entre entidades públicas e privadas, universidades, produtores rurais, empresas do setor, profissionais e entidades de classe voltada à inovação no agro em prol do desenvolvimento local.

“Para o Ministério da Agricultura, promover e dinamizar este ecossistema, aproximar esses atores é muito importante. Nós temos feito parcerias como é o caso do Oeste do Paraná, entre outras regiões do País, fazendo com que produtores rurais e empresas tenham acesso a uma tecnologia de uma maneira mais ampla e conseguindo aprimorar seus processos produtivos, aumentando receitas, diminuindo custos e contribuindo para o PIB do agronegócio nacional”, avalia Trento.

INSCRIÇÕES – As startups interessadas em participar do Mapa Conecta Proteína Animal devem se inscrever até 10 de março no site do evento. A divulgação das selecionadas será anunciada no dia 16 de março.

No site do evento, estão discriminadas as áreas de interesse que as startups podem escolher para desenvolver as propostas para o desafio. As dores dos produtores, neste momento, estão associadas com custo de produção, manejo de dejetos e carcaças, manejo de água, ambiência, eficiência no arraçoamento. Por parte das agroindústrias pode-se apontar a predição da biometria dos animais, questões de monitoramento sanitário do plantel, manejo de água nas plantas industriais.

Estão aptas a participar tanto as startups em estágio avançado, que já possuem produto ou serviço no mercado, como as que estão em fase inicial de ideação ou validação do produto.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.