Incra promove treinamento do Sistema Nacional de Cadastro Rural no Paraná
Servidores do Incra no Paraná estão na região Oeste do estado, no município de Assis Chateaubriand, para promover treinamento aos agentes das prefeituras, que mantêm acordos de cooperação técnica com a autarquia para operação do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).
A primeira turma, com 33 operadores das Unidades Municipais de Cadastramento (UMC), teve início na segunda-feira (3) e as aulas se encerraram na quarta-feira (5). A segunda turma, com 30 UMC, recebeu a capacitação entre os dias 5 e 7 (quarta a sexta-feira).
Os agentes municipais capacitados são responsáveis pelo atendimento aos proprietários de imóveis rurais cadastrados no SNCR. Eles realizam consulta, inclusão e alteração de dados dos titulares e das propriedades e posses rurais no sistema. Emitem também o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), documento necessário para alterar o registro da área em cartório e solicitar financiamento bancário.
O Incra mantém 375 acordos de cooperação técnica com prefeituras paranaenses – o estado tem 399 municípios – e o treinamento realizado no Oeste do Paraná deverá ser expandido a mais municípios. “Até o final do ano, a ideia é estender o máximo possível essa capacitação, que é um nivelamento dos conhecimentos aplicados no SNCR”, diz a gestora do Serviço de Cadastro Rural do Incra/PR, Ana Severiana.
Para o superintendente regional do Incra/PR, Robson Luís Bastos, o SNCR é um sistema em constante evolução, daí a necessidade de treinamento com os operadores nas UMCs nos municípios. “São apresentados os conceitos e fundamentos do cadastro rural e as inovações no SNCR, assim como os procedimentos dentro do sistema, por meio de estudos de caso, apresentados de forma prática e presencial pela equipe de servidores do Incra/PR. As dúvidas são dirimidas diretamente pelos nossos servidores”, explica Bastos.
Os servidores que realizam o treinamento são lotados no Serviço de Cadastro Rural do Incra no estado. A equipe é multidisciplinar, formada por analistas de reforma e desenvolvimento agrário, peritos federais agrários, técnicos em contabilidade e fiscais de cadastro e tributação rural.
CURITIBA