Hospital Regional: conselheiros e gestores de Saúde da 20ª RS solicitam apoio do Estado

Os integrantes da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Toledo promoveram um encontro com representantes dos conselhos de Saúde dos municípios que fazem parte da 20ª Regional de Saúde (RS) de Toledo. Em pauta: a abertura e o atendimento do Hospital Regional (HR). O encontro aconteceu nos primeiros dias do mês de abril e reuniu representantes de cinco municípios mais Toledo, que é a sede da instituição

A presidente do CMS de Toledo, Daniela Aparecida Pollis Brandini, explica que o principal objetivo da reunião foi conhecer a opinião dos conselhos e dos secretários de Saúde dos municípios. “Saber o que eles acham ou sabem sobre o Hospital Regional”.

De maneira geral, Daniela avalia o encontro com os conselheiros e os representantes dos gestores dos municípios da 20ª Regional de Saúde como proveitoso. “Nós ficamos satisfeitos com os resultados desta primeira reunião”, comenta a presidente do CMS de Toledo.

DOCUMENTO – Após o diálogo, os participantes decidiram elaborar uma carta, a qual será entregue (pessoalmente) ao secretário de Estado de Saúde César Neves e ao Governador do Paraná, Ratinho Junior. “O Hospital Regional está sediado em Toledo, porém precisamos conversar com as autoridades das demais cidades, assim, como os membros da mesa diretiva e os secretários de Saúde da região”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Toledo.

De acordo com Daniela, os conselheiros precisam cobrar de seus gestores mais apoio para a abertura do Hospital Regional, uma instituição que vai colaborar com a saúde de muitos munícipes. “Às vezes, observamos que somente Toledo tem se empenhado neste assunto. No entanto, é um diálogo que precisa ser firmado com a participação de outras cidades”.

CONHECIMENTO – Durante a reunião, ela recorda que alguns participantes relataram que os gestores não comentam ou informam sobre os andamentos e encaminhamentos do Hospital Regional de Toledo. “Agora, estão claras a importância e a necessidade desta instituição hospitalar para os demais conselhos que compõem a 20ª Regional de Saúde”.

Por isso, os participantes da reunião decidiram elaborar a carta. “Nós queremos demonstrar a importância e solicitar mais apoio do Estado para a abertura desta instituição”, destaca Daniela.

Os representantes elaboraram o documento e o encaminharam para todos os municípios da Regional, inclusive os que não estiveram presentes na reunião. “Nós solicitamos a avaliação do documento e, por consequência, pedimos a opinião, ou seja, se seriam favoráveis ou não a carta”.

Até a última sexta-feira (22), apenas dois municípios ainda não haviam se pronunciado sobre o assunto. “Ainda aguardamos os posicionamentos. Contudo, esperamos marcar uma agenda com as autoridades do Estado. O nosso desejo é entregar em mãos esse documento. A secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, se propôs a colaborar conosco neste processo”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.