Hospital de Alta Complexidade da Unimed começa a ser construído no Biopark
Um projeto que vai permitir residência médica, pesquisa clínica, ensino e, principalmente, o cuidar das pessoas. Foi inaugurada nesta terça-feira (22), no Biopark, a Pedra Fundamental que marca o início das obras para a construção do Hospital Intercooperativo da Região Oeste do Paraná – o Hospital de Alta Complexidade da Unimed.
Diversas autoridades, investidores e convidados especiais estiveram presentes no evento, que foi realizado em área aberta em frente ao território onde será localizado o complexo de saúde. Ao todo, o hospital prevê uma estrutura com 40 leitos de enfermaria e mais de 20 leitos de UTI. O complexo é uma parceria entre o Biopark – com a doação de um terreno de 20 mil m², e o Sistema Unimed Federação do Paraná e Costa Oeste – com investimentos que já somam R$ 80 milhões.
Em seu discurso, a sócia-fundadora do Biopark, Carmen Donaduzzi, ressaltou que o ato é a concretização de um sonho. “O hospital é um item sonhado e bastante discutido que fará parte de uma área do Biopark destinada a um complexo de saúde, que já conta com a presença da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o curso de Medicina. É um espaço que vai mudar o cenário regional não só pela sua estrutura física, mas pelo atendimento modular que vai crescer conforme as demandas da região”, enalteceu.
Para o presidente e fundador do Biopark, Dr. Luiz Donaduzzi, o hospital de alta complexidade demonstra que o Biopark vem crescendo a passos largos. “É uma âncora muito importante na área da saúde, e que vai atrair cada vez mais pessoas de excelência para o nosso território”, complementou.
O diretor-presidente da Unimed Costa Oeste, Dr. Hiroshi Nishitani, exaltou a força do projeto. “Nos últimos dois anos estivemos trabalhando incansavelmente planejando e organizando este projeto para que ele fosse para frente. O evento de hoje veio na hora exata e oportuna para todos os envolvidos na estruturação e também para a população”, comentou.
Já o presidente da Unimed Federação do Paraná, Dr. Paulo Roberto Fernandes Faria, salientou que o momento foi de grande satisfação para o Sistema Unimed. “É muito bom estar junto em uma parceria com este grande empreendimento visionário que é o Biopark. Hoje podemos iniciar as obras do Hospital que vai elevar o patamar assistencial de saúde não apenas do Oeste, mas o Norte, Noroeste e Sudoeste do Estado, com procedimentos de inovação e alta tecnologia”, relatou.
Presente na solenidade, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, parabenizou a parceria entre o Biopark e a Unimed. “Um investimento de tamanha grandeza para que a gente possa referenciar o nosso território paranaense como um território de construção de saberes”, comemorou.