Hoesp é Hospital Amigo da Criança e promove cursos sobre o selo de qualidade
A Hoesp/Hospital Bom Jesus possui o selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Esse selo representa a qualidade conferida pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
No Paraná, 21 unidades seguem os critérios e possuem o selo, que é também um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde. “A Hoesp possui o selo há bastante tempo, e por isso, o objetivo é continuar qualificando e melhorando ainda mais a assistência”, avalia a enfermeira coordenadora do Banco de Leite Jorge Nisiide da Hoesp, Mayara Alves de Lima Rodrigues.
Manter o selo envolve comprometimento dos profissionais e a constante busca por melhorias. “Em razão disso os cursos preparados pelo Banco de Leite são frequentes, para alinhar todos os profissionais, e proporcionar um atendimento de qualidade”, pontua a enfermeira. Os cursos de capacitação estão sendo realizados: um deles ocorreu na última terça-feira (30) e o próximo acontece na data de 6 de agosto durante todo o dia.
OS DEZ PASSOS – Os dez passos definidos são: ter uma política de aleitamento materno escrita e afixada que seja rotineiramente transmitida a toda a equipa de cuidados de saúde; formar toda a equipa capacitando-a para a implementação da norma; informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno; ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira hora após o nascimento do bebé; mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo que tenham de ser separadas dos filhos temporariamente; não oferecer aos recém-nascidos bebidas ou alimentos que não sejam o leite materno, a não ser que exista indicação médica; permitir que as mães e bebés permaneçam juntos 24 horas por dia; incentivar o aleitamento materno a pedido; não oferecer tetinhas ou chupetas às crianças amamentadas e encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria