Guarda Municipal faz orientações para mototaxistas e motofretistas
Integrantes do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Toledo (SSMU) iniciaram um trabalho educativo nesta terça-feira (07) com motociclistas que prestam serviços de motofrete e mototáxi em Toledo. A intenção é orientar sobre as regulamentações contidas na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam dos equipamentos de segurança desses profissionais.
Os guardas municipais realizaram suas explanações com os funcionários de uma empresa de transportes localizada na Rua Barão do Rio Branco. Na sequência foram entregues panfletos educativos, coletes refletivos e dispositivo aparador de linha (corta-pipa). O Contran orienta que o profissional motociclista tenha: idade mínima de 21 anos, pelo menos dois anos de habilitação na categoria A e aprovação em curso especializado, na forma regulamentada pelo Contran.
O coordenador do Setor de Educação para o Trânsito, Valdemir Ladeia, explicou sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança, tanto para a moto, quanto para o motociclista. Para que o trabalhador tenha mais segurança as motocicletas deverão ter dispositivo de proteção de pernas e motor (mata-cachorro) e dispositivo aparador de linha (corta-pipa) fixado no guidon.
O colete, capacete e baú da moto devem conter faixas refletivas. “São itens para a segurança de cada motociclista. Alguns itens não são obrigatórios ou padronizados, como as vestimentas, jaquetas, calçados, luvas, mas são fundamentais para a segurança. Apesar de ter diminuído os acidentes de trânsito, nos últimos três anos, aumentou a exposição do motociclista em virtude da pandemia e a gravidade dos acidentes em que estão envolvidos”, alerta Ladeia.
Os materiais fornecidos são do Programa Estadual Vida no Trânsito (PVT). A proprietária da empresa Águia Moto Service, Deise Baierle, elogiou o trabalho realizado pela equipe de Educação para o Trânsito. “Foi ótimo! Esse trabalho é muito importante e sou grata por terem vindo aqui na empresa. Foram orientações válidas, principalmente sobre o uso dos coletes refletivos, detalhes que muitas vezes a gente não leva em consideração, mas realmente chama muito a atenção, o capacete refletivo também. A questão do suporte e dos equipamentos são essenciais, temos muitos meninos que já sofreram acidentes e por estarem equipados não sofreram danos maiores. No trânsito temos que estar sempre atentos”, alertou Deise Baierle.
O motoboy Gabriel Eduardo de Albuquerque diz que começou cedo na empresa e confessa que o trânsito de Toledo não é nada fácil. “A fala da Guarda foi ótima, pra nós que trabalhamos na rua, estamos dia e noite, sol e chuva a gente precisa ter uma segurança maior, temos que prever antes do acontecimento, sempre alinhando o horário com as questões de segurança, pois a nossa vida é mais importante. Nesse sentido, o trabalho da Guarda é exemplar, nos ajudando a ser correto, no trânsito, o respeito de cada um é importante”, pontuou.
Da Prefeitura de Toledo