Ginastas paranaenses campeãs do mundo e Jogos Escolares marcam final de semana esportivo
O primeiro final de semana de maio foi marcado por eventos esportivos e grandes resultados de atletas do Paraná, unindo as duas frentes dos investimentos nessa área: formação e resultado. Uma das principais competições estaduais, os Jogos Escolares do Paraná (JEPS) entraram na 69ª edição. Essa é a etapa classificatória, regional, que vai até esta quarta-feira (10). Já em Portimão (Portugal), a 14 horas de distância de voo de Curitiba, atletas paranaenses que integram a seleção brasileira de Ginástica Rítmica conquistaram a medalha de ouro na Copa do Mundo.
A 69ª edição dos JEPS começou na sexta-feira (5). A Regional 1 reúne mais de 30 mil alunos/atletas, que competem em nove modalidades esportivas (Futsal, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa e Futsal Paradesportivo).
As competições são classificatórias para a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná e acontecem em 16 municípios-sede: Pinhais, Borrazópolis, Engenheiro Beltrão, Céu Azul, Tuneiras do Oeste, Cornélio Procópio, Nova Esperança do Sudoeste, Moreira Sales, Irati, Manoel Ribas, Cambará, Laranjeiras do Sul, Santa Isabel do Ivaí, Matinhos, Pitanga e Wenceslau Braz.
“É uma competição que reúne milhares de crianças e amplia o conceito de saúde, disciplina e difunde a prática esportiva. É uma das nossas competições mais importantes. Talvez muitos não se tornem grandes atletas, mas com certeza serão grandes cidadãos, conectados à educação e ao esporte. Ela gera grande envolvimento de professores e famílias. São nove modalidades em disputa e grandes jogos”, afirma o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.
Os JEPS são organizados pelo Governo do Paraná, através das secretarias da Educação e do Esporte, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras Municipais e da Federação Paranaense do Desporto Escolar. Alguns resultados já estão disponíveis no site oficial da competição.
COPA REGIONAL SUL DE TAEKWONDO – O Ginásio do Tarumã, que pertenceu ao Governo, também recebeu neste final de semana a Copa Regional Sul de Taekwondo, que reuniu atletas dos três estados da região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo e pela Federação Paranaense de Taekwondo, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Comitê Olímpico do Brasil.
Participaram das disputas 43 equipes e 530 participantes de faixas coloridas e da faixa preta, nas categorias luta, poomsae e parataekwondo. Os campeões da faixa preta garantiram vaga para o Grand Slam, que acontece em novembro, evento que forma a seleção brasileira de Taekwondo do próximo ano.
Na classificação geral faixa preta, duas equipes paranaenses ficaram em segundo e terceiro. Na faixas coloridas, paranaenses conquistaram o segundo, o terceiro e o quarto lugares. Confira os nomes AQUI.
GINÁSTICA RÍTMICA – No domingo (7), a seleção brasileira de conjunto de Ginástica Rítmica conquistou um ouro inédito na prova de cinco arcos na Copa do Mundo realizada em Portimão, em Portugal.
Ao som de “I Wanna Dance With Somebody”, de Whitney Houston, as ginastas ficaram na frente das seleções da Espanha e Itália, com a nota 34,600. A equipe de conjunto contou com três atletas do Paraná: Nicole Pircio (quatro vezes bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica), Giovanna Silva e Julia Kurunczi (cinco vezes bolsista do geração Olímpica e Paralímpica), além da técnica Camila Ferezin e da professora Bruna Martins, também representantes do Paraná.
As ginastas fazem parte da seleção brasileira de conjunto, que treina em Aracaju (Sergipe). Giovanna é de Toledo e Nicole, Julia, Camila e Bruna são naturais de Londrina. Desde o começo do ano, a equipe vem participando de uma série de etapas da Copa do Mundo para se prepararem para o Campeonato Pan Americano, que acontece em junho no México e para o Campeonato Mundial, que acontece em agosto, na Espanha.
“As chamadas Copas do Mundo são muito importantes porque são as competições termômetros dos campeonatos mundiais. Elas estiveram na Grécia no começo de março, onde conquistaram uma medalha de bronze, foram finalistas na Copa do Mundo de Sófia, na Bulgária, então é um grupo de ginastas paranaenses muito talentosas que representa a seleção brasileira”, afirma Márcia Versani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica.
“Portimão foi excelente porque tivemos o conjunto classificado para a final de cinco arcos, e elas competiram muito bem e foram campeãs. Pela primeira vez o Brasil ganhou uma medalha de ouro numa etapa da Copa do Mundo, então esse resultado é muito significativo”, complementa.
PARANAENSE NA MOUNTAIN BIKE – Outro resultado que chamou a atenção recentemente foi a conquista do atleta Alex Malacarne, de Medianeira (Oeste), que foi campeão do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023, que aconteceu na cidade de Congonhas, em Minas Gerais. O atleta de 21 anos dominou a corrida e levou a melhor sobre concorrentes do México e Canadá. Alex terminou a prova com o tempo de 1h16m46, a vitória do atleta é um marco importante para o Brasil na modalidade.
Da AEN