Sob a gestão do campus Toledo Usina do Conhecimento é reaberta em cerimônia oficial
Na tarde da segunda-feira (23), a Usina do Conhecimento de Toledo foi oficialmente reaberta em uma cerimônia especial, coincidindo com a celebração dos 115 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento marcou o início de uma nova fase para o espaço, que passou por uma grande revitalização após anos de inatividade. Sob a gestão do campus Toledo da UTFPR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Toledo, a Usina foi apresentada a autoridades, diretores e coordenadores de escolas municipais, colégios estaduais, escolas privadas, além de representantes de instituições de ensino superior e profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e servidores e alunos do campus Toledo.
Localizada na península do lago que compõe o Parque Ecológico Diva Paim Barth, a Usina do Conhecimento foi inaugurada originalmente em 1997, como parte de um projeto estadual inspirado no modelo educacional francês, com o objetivo de disseminar conhecimento científico e inovação tecnológica. Agora, após uma reforma que envolveu investimentos de mais de 2 milhões de reais – com participação significativa da UTFPR e da Prefeitura de Toledo, o espaço está renovado e já começou a receber visitantes na terça-feira (24), além dos primeiros grupos formados por estudantes de escolas municipais.
Durante o evento, foram apresentados os diferentes ambientes da Usina, como o Espaço Ciência, dedicado à exploração de conceitos interativos de física, química e biologia; o Espaço Work, voltado para reuniões e workshops; o Espaço Lab, projetado para estimular o interesse de crianças pela ciência; e o Espaço Mente, onde os visitantes podem explorar ilusões de ótica e fenômenos perceptivos, os quais os convidados puderam conhecer, ao final da cerimônia. Nas próximas semanas, mais novidades serão disponibilizadas ao público.
Entre as autoridades presentes, compuseram a frente de honra: o Diretor-Geral do campus Toledo da UTFPR, Elder Elisandro Schemberger; a secretária da Educação do Município de Toledo, Dirce Maria Steffens Külzer; o Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Sidgley Camargo de Andrade; os coordenadores da Usina do Conhecimento, Eduardo Vertuan e Danielle Camargo; e ainda, foram chamados à frente, a autora da maioria dos projetos arquitetônicos dos ambientes do espaço, Nathana Dal Maso; e o membro do Conselho Estadual de Educação, Flávio Scherer.
Em suas falas, Dirce e Sidgley falaram da magnitude da obra. “É um momento histórico para Toledo, pois esta construção será o ponto de encontro de quem ama, pensa e vive a educação, um local de convivência entre profissionais de todas as redes e níveis: municipal, estadual e federal, bem como fundamental, médio e superior”, salienta a secretária. “Colocar a UTFPR no cartão postal de Toledo engrandece o nosso câmpus, algo que nos diferencia das outras 12 cidades onde a universidade atua. Isso sem falar no fato de que a Usina do Conhecimento, da forma como foi constituída, coloca nossa instituição no protagonismo do processo de formação dos saberes”, analisa o diretor.
O potencial da Usina do Conhecimento foi mencionado nos discursos de Flávio e Elder. “Agora este espaço fará jus ao nome que tem, formando crianças para a descoberta do saber científico, preparando-os para um mundo que se transforma cada vez mais rápido”, recorda o conselheiro. “Vemos a Usina do Conhecimento como mais um bloco do nosso câmpus, um local que queremos manter vivo com diversas atividades. Vale lembrar que a gestão é da nossa universidade, mas as demais instituições de ensino superior estão convidadas a realizarem aqui atividades e eventos educacionais sem cunho comercial. Estamos diante de um novo desafio, que é de interagir com as crianças, mas temos tudo para sermos bem-sucedidos. Quero exaltar esta parceria entre União e Município, sem a qual este projeto não teria saído do papel”, reconhece o Diretor-geral.
FUNCIONAMENTO – O espaço funcionará de terça a sexta, das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h30, e também aos sábados, das 13h30 às 17h30. No primeiro final de semana, dias 28 e 29 de setembro, a Usina também ficará aberta à população, das 08h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00. Às segundas-feiras o local ficará fechado para manutenção.
As visitações à área externa da Usina do Conhecimento serão permitidas a qualquer tempo dentro do horário de funcionamento do espaço. Já as visitações à área interna precisarão ser feitas a partir de um agendamento prévio, gratuito, dado o número de pessoas que podem ocupar o local simultaneamente. Para isso, basta acessar o Instagram da Usina do Conhecimento, @usina.td, e preencher o formulário disponível no link da Bio. Acompanhe as novidades e programações da Usina através da página no Instagram @usina.td.
TOLEDO