França elimina Argentina e é semifinalista do futebol masculino nas Olimpíadas de Paris
Nesta sexta-feira (2), no Stade de Bordeaux, em jogo válido pelas quartas de final do torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Paris 2024, a França derrotou a Argentina por 1 a 0. O único gol foi de Mateta. Com o resultado, a seleção anfitriã avança às semifinais. Eliminada, a Argentina se despede do sonho de conquistar a tríplice coroa internacional.
A França começou pressionando o jogo, sem deixar a Argentina sair para jogar. Com facilidade, os franceses venceram a defesa argentina e abriram o placar. Após batida de escanteio de Olise para dentro da área, Mateta se movimentou, cabeceou a bola e marcou o gol dos anfitriões, aos 4′.
Atrás no placar, os argentinos demoraram para reorganizar os setores. Na altura dos 20′, a Argentina passou a equilibrar a partida, aproveitando os espaços para contra-atacar e criar jogadas a fim de buscar a meta adversária. As chegadas foram perigosas, mas não houve efetividade, terminando o primeiro tempo sem conseguir o empate.
O segundo tempo seguiu pegado, com a participação frequente dos goleiros, que foram acionados diversas vezes. A França investiu nos ataques e elevou o nível da partida. Em resposta, a Argentina intensificou as jogadas ofensivas. As equipes fizeram um verdadeiro espetáculo.
O duelo esquentou na reta final e a França quase ampliou. Em bela jogada, aos 38′, Kalimuendo brigou pela bola, rolou para Akliouche, que tocou para Olise girar, na entrada da área, e finalizar forte, balançando as redes. Porém, o VAR acionou o árbitro, que anulou o gol por falta de Akliouche.
Nervosa, a Argentina tentou a todo custo o empate para levar a decisão à prorrogação. Os franceses também tiveram novas chances de marcar, causando emoções ao público até os minutos finais. Sem novos tentos, em casa, a França garantiu a classificação e a Argentina está eliminada.
Classificada para mais uma etapa do mata-mata, a seleção da França volta a campo na segunda-feira (5), às 16h (horário de Brasília), para enfrentar o Egito, pela semifinal dos Jogos Olímpicos.