Flamengo supera Palmeiras, Boca e River na Libertadores; veja
O Flamengo é o time com melhor aproveitamento de pontos entre todos os 32 que disputarão a fase de grupos da Libertadores deste ano. Atual campeão, o rubro-negro supera o Palmeiras e os gigantes argentinos Boca Juniors e River Plate.
Levantamento do Apostagolos.com mostra os dez times com maior aproveitamento de pontos na principal competição continental, cuja fase de grupos terá início na terça-feira (4/4). Foi dada a largada para se descobrir qual é o melhor time do continente.
Flamengo puxa domínio brasileiro
A lista leva em consideração apenas as equipes que estão disputando a Libertadores este ano. Consequentemente, grandes vencedores da competição, como Independiente, Estudiantes, da Argentina, Grêmio, do Brasil, e o uruguaio Peñarol não foram contabilizados. Entre os dez maiores pontuadores que disputam a Libertadores atual, o domínio é brasileiro, com seis equipes, contra quatro argentinas.
O rubro-negro aparece na frente especialmente graças às grandes campanhas que tem feito desde 2019, quando foi bicampeão continental. Ano passado, quando levou para casa o terceiro título, conseguiu campanha quase perfeita, com 12 vitórias e um empate em 13 partidas. O aproveitamento de pontos do Flamengo é de 64,2%. Foram três títulos da Libertadores já conquistados. O Palmeiras, também tricampeão, aparece em seguida. Os dois times são mais uma vez os grandes favoritos ao título este ano.
Facilita o bom desempenho dos brasileiros o fato de que a classificação para a Libertadores é mais difícil no país, em comparação a outros países sul-americanos. Com uma competição interna maior, os times brasileiros que conseguem chegar à Libertadores têm nível elevado para o torneio. Dos sete brasileiros na edição deste ano, apenas o Athletico não aparece entre os dez melhores em aproveitamento de pontos. O time, que já foi duas vezes finalista da Libertadores, tem aproveitamento de 51,5%.
Gigante da Libertadores
O Boca Juniors é o terceiro na lista, com aproveitamento de 60,6%. Mas é preciso respeitar a história dos Xeneizes na competição sul-americana. Entre os dez primeiros, é quem mais venceu títulos, seis, e quem tem a segunda maior quantidade de partidas disputadas na Libertadores. Para se ter uma ideia, é quase o dobro do número de jogos do Flamengo. Ou seja: mesmo com tantos jogos, consegue manter o aproveitamento nas alturas.
O River Plate, por exemplo, não é tão forte na competição continental, apesar de ser uma potência. É quem tem o maior número de jogos entre os dez de maior aproveitamento, soma quatro títulos, mas o aproveitamento de pontos é de 57,6%. O time do Monumental de Nuñez precisou de muito mais que Flamengo e Palmeiras precisaram para se tornar a força continental que é.
Questão de eficiência
O levantamento também revela como alguns times conseguem ser eficientes na disputa da competição. O Argentinos Juniors é um dos melhores exemplos. Ele tem um título da Libertadores e, entre os dez participantes da edição deste ano com os melhores aproveitamentos, é quem menos jogou: apenas 33 partidas.
Também com bom aproveitamento de pontos, o Fluminense é um time a ser respeitado na Libertadores, mas não tem um título da competição para chamar de seu. Seus 57,8% de aproveitamento esbarram na derrota na edição de 2008, quando perdeu o título para a LDU.
Da Assessoria Apostagolos