Filosofia da Unioeste realiza ação com calouros

O curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – campus de Toledo) realizou a atividade de Recepção aos Calouros e a Aula Inaugural “Universidade, Filosofia e Hermenêutica”. A atividade foi organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET-Filosofia) e pelo Colegiado do curso para recepcionar os novos estudantes e apresentar os professores e projetos de extensão e pesquisa empreendidos no curso.

A Aula Inaugural, ministrada pelo professor doutor Roberto Kahlmeyer-Mertens (Unioeste), mostrou aos estudantes o surgimento da universidade, desde os tempos dos filósofos da antiguidade até a atualidade, passando por todas as transformações ao longo dos séculos e destacando a importância da Filosofia e o papel da hermenêutica, técnica que tem por objetivo a interpretação dos textos filosóficos.

Durante a Recepção, o diretor-geral do campus de Toledo, Remi Schorn, incentivou os novos estudantes a se envolverem nos projetos e a conhecerem as opções que a Universidade oferece. “A Universidade é feita para vocês, queremos que vocês participem, se envolvam nos projetos, façam pesquisas e nos ajudem a construir uma universidade cada vez melhor”, disse o diretor.

A tutora do PET Filosofia, professora Nelsi Kistemacher Welter, explica que a atividade foi pensada para que os estudantes novos pudessem conhecer todas as possibilidades que o curso oferece ao longo dos quatro anos de duração. “O PET carinhosamente organizou esta atividade, juntamente com o Colegiado do curso, para informar os estudantes das atividades, possibilidades, grupos de estudo, bolsas e outros projetos que temos, não só no curso, mas no campus”, aponta a professora.

O coordenador do curso de Filosofia, professor Libanio Cardoso Neto, argumenta que a recepção mostra aos alunos um senso de comunidade e que, mesmo com as diferenças, é possível construir uma unidade. “Estamos abertos à multiplicidade de todos. Eles são muito diferentes, vêm de muitos lugares, têm idades e crenças diferentes. Queremos receber essa multiplicidade e mostrar que a universidade oferece a possibilidade de dialogarem sem se perderem de sua essência”, avalia o coordenador.

Daniel Schneider

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.