Festival de Cinema de Gramado anuncia nova homenagem em evento no Rio de Janeiro
O Festival de Cinema de Gramado anuncia uma nova homenagem de sua 52ª edição nesta quinta-feira, 18 de julho, em uma recepção para a imprensa e convidados do setor audiovisual no Rio de Janeiro. A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o curador do festival, Marcos Santuário, e Tatiana Ferreira e Stefano Roldo, diretora e gerente de eventos da Gramadotur recebem nesta noite realizadores, atrizes e atores, além do ator ou atriz homenageado (a).
Nesta quarta, 17, o Festival de Gramado desembarcou em São Paulo para anunciar os cinco longas-metragens documentais e os 12 curtas-metragens brasileiros em competição. Durante a tarde, a presidente Rosa Helena Volk agradeceu aos patrocinadores e parceiros do festival. Mantendo a tradição de ser o mais antigo festival de cinema ininterrupto do Brasil, Gramado realizará neste ano uma edição histórica que reafirma a força do audiovisual brasileiro e gaúcho. Rosa Helena também garantiu que a cidade está pronta para receber turistas. “Gramado fará o primeiro grande evento cultural do Estado após a calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul. Será um momento histórico para o audiovisual gaúcho e brasileiro”, destaca Rosa Helena Volk.
Os curadores Marcos Santuário e Caio Blat comentaram sobre o processo de seleção e anunciaram as produções que integram as duas mostras competitivas. O diretor do Canal Brasil, André Saddy, participou do evento em São Paulo e comentou sobre a transmissão e a cobertura do festival, além da importância do Prêmio Canal Brasil de Curtas e da parceria longínqua com Gramado. Os documentários serão transmitidos exclusivamente pelo Canal Brasil, com exibição única em sua grade linear de 12 a 16 de agosto, às 20h20, com um longa por noite. Já os curta-metragens serão exibidos de forma híbrida, no Canal Brasil nos dias 12, 13, 14 e 15 de agosto, a partir das 19h três curtas em sequência, e também no Palácio dos Festivais. No dia 17 de agosto, o Canal Brasil transmite ao vivo a Cerimônia de Premiação, com a entrega dos Kikitos, a partir das 20h45.
A Academia Brasileira de Cinema, que convocou todo o setor para ajudar o Rio Grande do Sul após as enchentes de maio, também esteve presente no evento. A atriz Bárbara Paz, que integra a diretoria da Academia, conversou com a imprensa e convidados sobre o apoio da Academia e contou mais detalhes sobre o documentário que terminou de rodar em Porto Alegre.
O 52º Festival de Cinema de Gramado apresentará, de 10 a 16 de agosto, no Palácio dos Festivais, sete Longas-Metragens Brasileiros (todos inéditos), cinco Longas-Metragens Gaúchos e 16 Curtas-Metragens Gaúchos, além dos longas documentais e curtas brasileiros.
Nesta edição, serão entregues 33 Kikitos e 11 troféus Assembleia Legislativa, além das tradicionais homenagens com os troféus Oscarito (Matheus Nachtergaele), Eduardo Abelin (Jorge Furtado), Kikito de Cristal (Mariëtte Rissenbeek) e Cidade de Gramado (que será anunciado no dia 18). Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios O Futuro nos Une e o Troféu Leonardo Machado; o Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa, e o Prêmio Canal Brasil, com um curta brasileiro escolhido por um júri composto por críticos de cinema.