Festimap começa neste domingo em Toledo com a Orquestra Versatilis

O município de Toledo se torna a capital paranaense de música erudita com o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap). Em sua primeira edição, o evento visa expandir a cultura musical para fora dos grandes centros e incentivar a troca de experiências. Musicistas brasileiros e de outros países engradecem o Festival.

Com uma programação artística digna dos grandes centros culturais do país, o Festimap leva para o palco do Teatro Municipal de Toledo a série de Concertos Noturnos, sempre às 20h30, com entrada gratuita. A abertura do Festival acontece neste domingo (14) e é marcada pela presença da Orquestra Versatilis, tendo, como solista, o violoncelista Hugo Pilger e a regência de Jean Reis. A programação segue até o próximo sábado, dia 20 de julho com concertos no Teatro Municipal, mas também com concertos especiais programados para acontecer a partir de quarta-feira (17) em locais públicos.

ESPETÁCULOS

O Festimap deve reunir mais de 300 musicistas e terá uma agenda pedagógica intensa, com oficinas durante os dias para todos os instrumentos orquestrais, regência, piano, canto e coro. Além de concertos que apresentarão alguns dos mais relevantes nomes da música de câmara e orquestral do país.

A agenda de espetáculos traz ainda professores do Festival das áreas de cordas, madeiras, metais, uma noite dedicada ao Tango Portenho, sob direção e solos do grande violinista Alejandro Drago, além de concertos apresentando a Orquestra Acadêmica, Coro Infantojuvenil, Classe de Canto, Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico do Festival.

EXPECTATIVA

O maestro Jean Reis, diretor artístico do Festival afirma que Toledo terá a oportunidade de ver grandes nomes da música clássica se apresentando no Teatro Municipal. Já a diretora administrativa, Raquel Mantovani, afirma que o Festival traz toda a expertise de um dos mais relevantes encontros de música erudita do Brasil, o Festival Música nas Montanhas, evento que é uma referência no país.

“Já estamos em contagem regressiva e com o coração em Toledo, levando toda a nossa experiência de 25 anos de um evento premiado nacionalmente e considerado um dos mais importantes do Brasil, contribuindo para que o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná seja revestido de grande êxito, na expectativa de que essa brilhante edição seja a primeira de uma série, que certamente virá”.

REALIZAÇÃO

O Festival tem direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção da Piu Mosso, a realização do Festimap é da Prefeitura Municipal de Toledo, da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura.

A programação segue até o dia 20 de julho e as apresentações são gratuitas e sem necessidade de retirar o convite antecipado. A programação completa da 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná pode ser acessada no https://www.festimap.com.br.

TOLEDO

SOLISTA DO CONCERTO DE ABERTURA

Hugo Pilger é doutor em Música, professor de violoncelo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e membro do Trio Porto Alegre. Como solista, Pilger se apresentou à frente de várias orquestras, dentre elas: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

O violoncelista realizou turnês em diversos países da Europa, América do Sul e do Norte. Em 2006, Hugo Pilger fez a estreia no Brasil da importante obra para violoncelo e orquestra Tout un Monde Lointain do compositor francês Henri Dutilleux, e, em 2009, a estreia sul-americana do concerto para violoncelo e orquestra Pro et Contra, do compositor estoniano Arvo Pärt.

Em sua discografia destacam-se os álbuns “Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar”, “Ernst Mahle, a integral para violoncelo e piano” com o pianista Guilherme Sauerbronn, “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para violoncelo e piano”, vol. I e vol. II com a pianista Lúcia Barrenechea e “Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano” com o pianista Ney Fialkow, com os quais tem obtido excelentes críticas e premiações. É autor do livro “Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo”. O musicista também recebeu o “Prêmio Profissionais da Música 2018” na categoria “Instrumentista Erudito” e indicações ao Grammy Latino de 2012 e 2021.

PROGRAMAÇÃO CONCERTOS ESPECIAIS

17/07 (Quarta-feira)

10h30 – Teatro Municipal: Ensaio Aberto

Endereço: Rua Santos Dumont, 2626. Vila Industrial

15h00 – Hospital Bom Jesus (HOESP)

Endereço: Rua Almirante Barroso, 2193. Centro

20h30 – Paróquia Menino Deus

Endereço: Rua Porto União,901. Jd. Porto Alegre

18/07 (Quinta-feira)

10h00 – CERTI Pioneira

Endereço: Rua Capitão Leônidas Marquês,1159. Boa Esperança

19/07 (Sexta-feira)

13h00 – Prati-Donaduzzi

Endereço: Rua Mitsugoro Tanaka,145. Centro

20/07 (Sábado)

11h00, Praça Willy Barth

Endereço: Largo São Vicente de Paulo. Centro

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.