Férias também é temporada de leitura na Biblioteca Municipal
Férias é período para descansar, passear, conhecer lugares novos e pessoas diferentes. E é possível fazer tudo isso através da leitura. Os livros podem transportar o leitor para mundos de fantasia, épocas passadas, regiões distantes, entre outros ambientes. A leitura ajuda a melhorar a concentração e ampliar o vocabulário. Ela também é capaz de ampliar o conhecimento e a criatividade.
E até mesmo nas férias, há quem busque a companhia dos livros. Na Biblioteca Pública Municipal Oscar Silva, o volume de frequentadores não diminuiu nesse período. A bibliotecária Ana Paula Lenhardt Alves conta que muitas famílias aproveitam o período de férias escolares para incentivar a leitura dos filhos com uma visita ao espaço.
Estudantes que estão se preparando para o vestibular ou que já estão na faculdade também não desperdiçam tempo e aproveitam este período para colocar a leitura em dia ou adiantar algumas pesquisas.
“Mesmo sem uma programação complementar neste período, em virtude da ausência de vários servidores que estão de férias, a Biblioteca Pública Municipal está com uma grande visitação do público nesse início de ano. Pessoas em busca de um espaço tranquilo para uma leitura, uma pesquisa, conhecer o espaço que recebeu uma grande reforma e até mesmo para empréstimo de obras”, comenta.
FUNCIONAMENTO – Durante o mês de janeiro a Biblioteca Pública Municipal Oscar Silva está com funcionamento normal, das 8h30 às 18h, sem intervalo para o almoço. “Temos espaços para leitura com mesas e cadeiras almofadadas, poltronas, sofás e também um jardim interno com uma poltrona de balanço. Há sala para estudos com cabines individuais e tomadas, espaço infantil com puffs, tatame, mesinhas e cadeiras onde são proporcionados materiais para pintura e leitura”, enfatiza a bibliotecária.
A Biblioteca Pública Municipal possui um acervo com mais de 40 mil títulos das mais diversas áreas para atender os leitores desde os clássicos, contemporâneos, inclusive obras premiadas em concursos de literatura, infanto-juvenil, gibis, mangás, jornal diário, entre outros.
AQUISIÇÃO – Em 2023 foi feita a aquisição de livros para atualização e ampliação dos acervos da Biblioteca Pública Municipal Oscar Silva, Biblioteca Extensão Vila Pioneiro, Estação da Leitura e da Biblioteca do Centro Unificado das Artes e dos Esportes (CÉU das Artes) no valor de R$ 50.183,12 e para este ano está prevista mais uma aquisição de novos livros.
Para a elaboração da lista de aquisição, Ana Paula explica que é levado em consideração a sugestão dos leitores, livros em destaque nacional, obras para vestibular, títulos infantis. “Serão 109 livros dos mais variados gêneros. Entre eles Terra Papagalli, escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, uma obra obrigatória em vestibulares e A Segunda Pátria, de Miguel Sanches Neto”.
EMPRÉSTIMOS – A bibliotecária Ana Paula comenta que no ano de 2023 foram realizados um total de 6.621 empréstimos de livros após a reabertura da Biblioteca em agosto, 1.132 novos cadastros de leitores, 9.646 pessoas que frequentaram a biblioteca, 1.077 pessoas que utilizaram os computadores para acessar a internet ou fazer trabalhos, 4.013 pessoas que participaram de eventos da biblioteca e 1.280 novas inserções de livros no acervo.
Para fazer o empréstimo é preciso fazer um cadastro e apresentar o RG, CPF, comprovante de endereço do mês atualizado, telefone para contato além de mais dois números para referência e e-mail para contato. No momento do cadastro será necessário fazer uma senha para o usuário acessar os serviços da Biblioteca. O usuário pode emprestar até seis livros com o prazo de 15 dias.
“Nós também aceitamos doações de livros de literatura, áreas do conhecimento geral como marketing, administração, autoajuda e outras, livros infantis e gibis em bom estado de conservação, sem rasuras e que sejam de acordo com o novo acordo ortográfico”, finaliza.
Da Redação
TOLEDO