Fenômeno de bilheteria, monólogo “Diário de Um Louco” volta a Curitiba
Fenômeno de bilheteria em 2023, o monólogo “Diário de Um Louco”, com atuação de Fábyo Rolywer, indicado ao Troféu Gralha Azul de Melhor Ator 2023, retorna para duas únicas apresentações, em Curitiba. As sessões acontecem nos dias 23 e 24 de março (sábado e domingo), no Teatro José Maria Santos, que integra o Centro Cultural Teatro Guaíra. A encenação esquenta a cena teatral da Capital, em razão da proximidade com o Festival de Teatro de Curitiba 2024 (de 25 de março a 7 de abril).
“Diário de Um Louco” conta, de forma descontraída, a história de um funcionário público de existência insignificante, explorando o limite entre a vida real e a vida desejável. O monólogo é uma adaptação de um conto escrito por um dos maiores dramaturgos do século XIX: Nikolai Gogól (1809-1852). A história se passa em São Petersburgo (Rússia), onde Aksenty Ivanovich Propritchine, um funcionário público, com uma vida pobre e solitária, refugia-se em seus delírios psicóticos.
Para escapar da autoconclusão miserável que é a sua vida, inconscientemente, o personagem cria para si situações fantasiosas e adquire novas identidades, que evoluem até tornar-se um rei. A obra traz inúmeros pontos de reflexão sob a ótica da dramaturgia de Gogól. Rolywer já atuou em mais de 30 espetáculos teatrais em sua carreira e há 4 anos montou “Diário de Um Louco”.
Esta pode ser a última oportunidade de assistir ao espetáculo em Curitiba, já que os próximos planos de produção são para temporadas em outras cidades do Brasil. A peça teve praticamente todos os seus ingressos esgotados antes mesmo do início das apresentações, na última temporada. Outra importante conquista foi a indicação ao prêmio de Melhor Ator da 40ª edição do Troféu Gralha Azul, maior premiação do teatro paranaense.
“‘Diário de Um Louco’ teve uma trajetória linda neste último ano com importantes conquistas, além da oportunidade de estar entre as melhores peças de 2023 na cena paranaense. Esse espetáculo surgiu em 2019 no Rio de Janeiro, passou por uma pausa em razão da pandemia e reestreou em Curitiba com uma sequência de sucessos, envolvendo esta indicação ao Gralha, e sessões esgotadas no Miniauditório do Guaíra. Estar agora no Teatro Zé Maria é uma forma de testar o espetáculo em mais um grande espaço teatral da cidade”, ressalta Rolywer.
A peça também vem despertando a curiosidade de psicólogos em sua trajetória e foi objeto de estudo em universidades, além de ser encenada por grandes nomes do teatro brasileiro. A montagem explora a psicologia humana, tema que está em alta e aguça o interesse das pessoas neste novo momento pós-pandemia.
Serviço:
Dias das apresentações: 23 e 24 de março (sábado e domingo)
Horário: Sábado, às 20h e Domingo, às 19h
Local: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba
Telefone: (41) 3322-7150
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia) – Ticket Fácil
AEN