Feito no Paraná: programa incentiva o consumo de produtos e serviços locais
Uma ideia que nasceu para ajudar os empreendedores que trabalham e comercializam produtos fabricados no estado tem ganhado cada vez mais espaço e visibilidade. O programa Feito no Paraná incentiva e apoia o consumo e a aquisição de produtos e serviços locais. Empresários e empreendedores de Toledo já estão com os kits de marketing do programa e apostam no crescimento de vendas.
A gerente do Sesc Toledo Paula Veronica Bernardini explica que o Sistema Fecomércio-PR e a Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) são parceiros do Governo do Estado na distribuição desses materiais.
“O objetivo do programa é que todos os produtores e empresas tenham o kit no seu estabelecimento identificando que eles apoiam a campanha e incentivam a população para consumir o que é da região. Desta forma estão favorecendo a economia local, gerando mais empregos, mais renda e valorizando os produtos e serviços da terra”.
O programa Feito no Paraná faz a diferença na vida de todos os envolvidos. Paula comenta que ao escolher comprar/consumir um produto local, na verdade a população está auxiliando na geração de emprego, mais renda, e também uma economia mais forte em todas as regiões do estado.
“Nós, enquanto Sesc e Senac, somos pontos de retirada ou entrega do material que identifica o estabelecimento como participante da ação e incentiva o consumidor para colaborar com a economia local”, pontua.
Podem participar do programa empresas do ramo de bebidas, alimentos, vestuário, infantil, higiene, beleza, saúde, artesanatos, entre outros. A ideia visa apoiar produtores rurais, pequenas e médias empresas, e indústrias locais. “Percebemos muitas iniciativas em Toledo e considerando o agronegócio que é muito forte, afinal nossa região é muito produtora, esse programa incentiva e fortalece os produtos da agricultura familiar e que também são comercializados nos mercados e feiras da cidade”, complementa.
RETOMADA – O programa Feito no Paraná é uma oportunidades para auxiliar na retomada econômica no estado. A gerente executiva do Senac, Shenia Uez, cita que a proposta deste programa é recebida com muita animação pelos empresários e empreendedores da região. “Estamos bem surpresos porque eles estão muito receptivos e com um olhar mais atencioso para a ação. Imediatamente colocam o material em um local visível no estabelecimento, desta forma já sinalizam que eles trabalham com produtos do estado”.
A empresária Ana Paula Bosco recebeu o material na semana passada. No ateliê que ela tem sociedade com a mãe, a identificação do programa Feito no Paraná traz mais visibilidade e valorização do trabalho.
“O ateliê tem sete meses e surgiu após observarmos algumas oportunidades de mercado. Trabalhamos com uniformes personalizados, esse é um dos principais diferenciais. O programa feito no Paraná vem reforçar isso, porque o nosso trabalho é artesanal. Ele traz essa valorização dos produtos e serviços que são feitos no local”.
VALORIZAÇÃO – Além da valorização e da visibilidade da produção no estado, Ana pontua que o programa Feito no Paraná também fortalece a credibilidade as empresas locais. “O programa Feito no Paraná traz é esse relacionamento de confiança com a empresa local. Se o cliente precisa de um suporte no pós-venda ele sabe onde ir e tem contato. Essa proximidade gera um elo de confiança muito bom e auxilia no crescimento da empresa.
O programa Feito no Paraná surgiu em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em outubro do ano passado. Apesar de ser um momento de muita dificuldade econômica, para a empresária Ana Paula Bosco essa é uma estratégia perfeita para auxiliar na retomada.
“O programa vem num momento muito bom. Ele é importante para a nossa economia porque vem para valorizar o pequeno empresário. De certa forma, mais de 50% dos empregos são gerados por micro e pequenas empresas. E é exatamente o perfil de empresas que está sendo valorizado neste momento”, conclui.
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.