Evento no Teatro Municipal abriu XVII Semana da Educação Infantil
O Teatro Municipal de Toledo foi palco, na segunda-feira (26), da abertura da XVII Semana da Educação Infantil – Linguagens, Interação e Aprendizagem. A palestrante da noite foi a professora e doutora em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Elvenice Tatiana Zóia, que trabalhou com os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Smed) o tema ‘Desenvolvimento Infantil e Uma Formação Humanizadora’. As atividades seguem até a próxima quarta-feira (28) e contam com a participação de aproximadamente 600 profissionais da Smed.
Antes da abordagem, crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil Diva Bordin Fontana, Jenny Donaduzzi e Cleusi Aparecida Berger e do pré escolar da Escola Municipal Borges de Medeiros realizaram apresentações artísticas que encantaram os professores e professoras e também os pais e responsáveis presentes no evento. Foram quatro espetáculos destacando os processos pedagógicos aplicados no processo de aprendizagem dos pequenos estudantes, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas, afetivas e motoras.
Logo após, autoridades do Executivo, Legislativo e do Conselho Municipal de Educação (CME), representado pela sua presidente Eliana de Fátima Buzin, formaram a mesa de honra para o início dos trabalhos. Conforme a diretora de Departamento da Educação Infantil, Rosemeri Maria Hentz Soares, o encontro dos professores e professoras da educação infantil é um momento de agradecer. “Após dois anos com atividades remotas, estarmos reunidos de forma presencial para esta edição é motivo de gratidão”.
Rosemeri ainda lembrou que neste ano Toledo comemora seu 70º aniversário e a educação faz parte desta história. “Temos CMEI’s como mais de 30 anos e estes vivenciaram a transformação que a educação infantil passou, saindo de um lugar para ‘deixar a criança’ enquanto pais e mães trabalhavam para ser um local de aprendizagem. Isso tudo foi feito por muitas mãos e o nosso maior desafio é continuar essa transformação e incutir que somos professoras e professores e não apenas cuidadores”, destacou.
Já a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, apontou os avanços para os centros municipais, como as unidades educacionais polo que atendem o período integral, o reenquadramento dos professores T-35 (7h diárias) para T-40 (8h diárias) e a contratação de assistentes administrativos para atuarem junto com as coordenações e direções. “São avanços importantes. Com o ajuste da carga horária dos professores e professoras tivemos 3 mil horas a mais de atendimento. A contratação de assistentes administrativos vai permitir que diretores e coordenadores foquem no atendimento pedagógico. Tudo isso resulta em melhorias na educação infantil”, salientou.
Além destas melhorias, as tecnologias que neste momento chegam às escolas municipais, também serão aplicadas aos centros municipais de educação infantil. “Os professores e professoras que atuam nos CMEI’s também terão notebooks e internet de qualidade para desenvolverem suas atividades. Vamos fazer uma revolução na educação toledana e isso vai começar desde a entrada destas crianças no mundo escolar”, disse o prefeito Beto Lunitti.
O prefeito toledano também se dirigiu aos servidores municipais presentes no Teatro por meio da diretora do CMEI Crescer e Aprender, Sandra Sateles Fischer, representante dos que trabalham na educação infantil na mesa de honra. “Estamos promovendo um ecossistema inovador e esta capacitação faz parte disso também. Para educar precisamos de profissionais qualificados, por isso encaminhamos para o Legislativo Municipal o Professor Pesquisador, que vai ofertar bolsas de estudos para professores da rede municipal”.
Lunitti também agradeceu a presença do líder de governo e representante da Câmara Municipal no evento, Dudu Barbosa. “Tudo isso só acontece pelo bom relacionamento que temos com os vereadores e vereadoras do nosso município”, concluiu.
Programação – Além da formação no Teatro Municipal na abertura do evento na segunda-feira (26), na terça-feira (27), no mesmo local, aconteceram as palestras da professora doutora Lucinéia Maria Lazaretti. Os temas abordados por ela foram a ‘Interação entre o Planejamento e a Prática Pedagógica’ e ‘Interações entre os Processos de Leitura Mediada e a Formação de Leitores’.
Para a quarta-feira (28), no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), serão realizadas as salas temáticas com apresentações de propostas de trabalhos e estudos e de atividades realizadas com as crianças. A condução ficará a cargo dos professores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil e Pré Escolar das Escolas Municipais, compartilhando diferentes abordagens e experiências.
Da Prefeitura de Toledo