Estudantes de Toledo espalham alegria no Lar dos Idosos com cartinhas e apresentações musicais

Com o objetivo de espalhar amor e solidariedade, uma ação que envolveu a participação de estudantes, desde o Infantil até o Fundamental I da Rede Municipal de Ensino (RME) de Toledo, foi realizada na manhã desta quinta-feira (10) na Associação Promocional e Assistencial de Toledo (Lar dos Idosos). Alunos da Escola Municipal Reinaldo Arrosi levaram mais de mil cartinhas escritas por estudantes de diversas escolas. 

O encontro geracional teve início com uma apresentação do aluno João Fernando de Almeida Costa (8), que tocou e interpretou a música “Yeshua” do Grupo Casa Worship. Em seguida, a turma inteira de João interpretou a música “No meu coração” na voz de Rafa Gomes. 

As crianças entregaram as cartinhas para os idosos, algumas leram para eles, outras fizeram perguntas e interagiram com os moradores. Os funcionários da APA também fizeram uma homenagem às crianças, retribuindo com outra canção que fala de amizade, “amigo que bom, que bom que você veio”, dizia o refrão. 

A ação foi promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) em parceria com a Secretaria da Educação (Smed). 

“A proposta era que eles escrevessem mensagens, recados, cartas para os idosos. Ali tem cartinhas contendo desde questionamentos que eles fazem, mensagens que eles estão mandando, curiosidades em saber como que é a vida dos idosos, sentimentos bons que eles estão enviando para todos os idosos”, explica a coordenadora pedagógica de Matemática da Smed, Tatiany Dartora. 

Ela relata que a recepção e o contato entre as gerações foi maravilhosa. “Para eles é algo muito mágico, pois a maioria não tem o vô presente ou às vezes encontra muito pouco, mora longe. Então eles viram nisso uma familiaridade muito grande, um encontro de gerações mesmo, um resgate cultural de tudo isso, tanto no ensino de vida, quanto no ensino de disciplinas da educação básica, como língua portuguesa, matemática, história, geografia, foi envolvido todas as disciplinas e também história de vida para fazer essas cartinhas”, complementa a coordenadora. 

Encontro geracional – Maria Eva de Oliveira (81) disse que gostou muito da visita, principalmente por não ter mais família consanguínea. “Eles são a família da gente”, se referiu às crianças. “Dá uma animada no dia da gente”, afirma. 

A alegria estampada no rosto de vários idosos era nítida, é o caso do Carlos Caperussi (71), que recebeu várias cartinhas e abordagens dos jovens. “Eles me deram parabéns e fiquei muito feliz. Também leram as cartinhas, foi tudo ótimo. É uma grande satisfação, foi muito bacana receber uma visita dessas”, declarou irradiante. 

Foto: Carlos Rodrigues

O estudante João Costa sentiu-se muito importante ao cantar para os idosos. “Eu achei muito legal. Foi importante entregar as cartinhas para eles lembrarem quando eram crianças. Eu escrevi uma cartinha dizendo como o tempo passa rápido, para que eles possam aproveitar todo o tempo disponível”, salientou João, que tem espectro autista. 

Como parte da integração entre gerações, as crianças também aproveitaram a visita para conhecer as instalações do Lar dos Idosos. O Recanto Feliz também deve receber as correspondências escritas pelos estudantes. 

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.