Estudantes da rede municipal recebem troféus e certificados do Prêmio MPT na Escola
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) premiou, na quinta-feira (11), os estudantes vencedores do Prêmio MPT na Escola – Fase Municipal. A entrega dos certificados e troféus aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito e estiveram presentes alunos, professoras, pais, diretoras e representantes da equipe de governo, entre eles o prefeito Beto Lunitti e a secretária da Smed Marli Gonçalves Costa, além do representante do Legislativo, vereador Rodrigo Souza.
O prêmio tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador. Os alunos toledanos apresentaram poemas, textos e desenhos. Os melhores colocados da fase municipal avançam para a regional e podem chegar até a fase nacional, cujos resultados serão divulgados em outubro. Os estudantes selecionados no município vieram das Escolas Municipais Borges de Medeiros (Vila Industrial), Olivo Beal (Cezar Park) e Washington Luiz (Novo Sobradinho).
Maria Clara Barbieri, de nove anos, foi premiada pelo seu desenho, composto por uma paisagem urbana, com duas meninas indo para escola enquanto um menino trabalhava. Maria Clara, que estuda na Borges de Medeiros, disse que o desenho mostra algo que não deve acontecer. “O trabalho infantil é errado. As crianças têm que ir para a escola, estudar e aprender, para terem um futuro melhor”, afirmou.
Durante o ato, o pai da Maria Clara, Thiago Barbieri, disse que ver a filha ser reconhecida pelo seu desenvolvimento no ambiente escolar é muito bom. “Eu fui aluno de escola pública, inclusive a Marli [Gonçalves Costa – secretária da Smed] foi minha professora, e participei do projeto de basquete. Estamos felizes pela conquista e por saber que minha filha tem bons professores, uma excelente estrutura e isso com certeza contribuiu para ele chegar a este prêmio. Só temos a agradecer à gestão por tudo que tem feito pelas escolas do nosso município”, comentou.
Mais pais e responsáveis se manifestaram em relação ao bom momento da educação toledana, que tem recebido diversos investimentos em tecnologia e espaços. Professoras e diretoras presentes também enalteceram o empenho da gestão em melhorar as condições de trabalho. Para o prefeito Beto Lunitti, as falas motivam e impelem a fazer ainda mais pelo setor. Em relação aos estudantes premiados, Lunitti disse que agora eles representam todos os moradores de Toledo na próxima etapa. “Vocês são escritores, poetas e desenhistas e foram reconhecidos por seus talentos. Continuem desenvolvendo essas aptidões”, disse.
Entrega de troféus e certificados – Após as falas, o prefeito Beto Lunitti pediu que as crianças sentassem em seu lugar na mesa para assinarem seus certificados e receberem um troféu mais que especial. O prêmio, conforme a secretária Marli Costa, foi confeccionado em um dos laboratórios de informática equipado com impressora 3D. “É muito simbólico. Este troféu é feito com uma tecnologia já disponível e acessível para nossas crianças. Estamos revolucionando a educação”. Marli ainda agradeceu a presença de pais, professores, diretores e demais servidores presentes. “É um trabalho de todos”, concluiu.
Premiados
Categoria Desenho
1º Maria Clara Barbieri – Escola Municipal Borges de Medeiros
2º Hamilton Luiz Ravedutti – Escola Municipal Borges de Medeiros
Categoria Conto
1º Emanuel do Nascimento – Escola Municipal Washington Luiz
2º Emanuelly Rodrigues – Escola Municipal Olivo Beal
Categoria Poesia
1º Giovanna Marcante – Escola Municipal Borges de Medeiros
2º Kyara Poersch – Escola Municipal Borges de Medeiros
Da Prefeitura de Toledo