Estado investirá R$ 15 milhões em projetos de Inteligência Artificial das empresas

Cada vez mais presente no mundo dos negócios, a Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias com maior impacto no mundo corporativo e na sociedade. Com o objetivo de incentivar o uso de IA nas empresas paranaenses, o Governo do Estado apresentou nesta terça-feira (9), durante a Expolondrina, o programa HUBX IA, que prevê apoio e incentivo de R$ 15 milhões, por meio da Fundação Araucária, para empresas que aderirem ao edital.

Ele é resultado de uma parceria também com Tecpar, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, e tem um conceito de hélice quádrupla de cooperação (governo, academia, empresas e sociedade civil organizada).

O HUBX IA disponibilizará recursos em fluxo contínuo por pelo menos cinco anos e, nesse período, as empresas poderão propor seus projetos em IA, que serão selecionados e acompanhados pelo programa. Os projetos terão fomento que pode variar de 40% a 60% do valor da proposta, e o restante será a contrapartida das empresas.

“Mais do que nunca percebemos a IA como uma tecnologia que ampliar o desenvolvimento econômico e social. Este programa é mais um ativo para aumento da competitividade do Estado do Paraná por meio da ciência, tecnologia e inovação”, destacou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

“No HUBX IA teremos como prioridade a aplicação de IA na indústria, no comércio e nos serviços e, mais especificamente, nas áreas do agronegócio, da saúde, da biotecnologia, das energias renováveis e das cidades inteligentes. Vamos contribuir, cada vez mais, para a formatação de um Estado moderno, inovador e referência em desenvolvimento sustentável”, enfatizou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Segundo Cristianne Cordeiro, uma das idealizadoras do programa e assessora de Relações Institucionais da Fundação Araucária, além de apoiar as empresas o HUBX IA também vai atrair novas conexões. “Ao verem o Paraná como grande ativo, mais empresas vão se interessar em se instalar no Estado. Esta iniciativa reforça que queremos atender as demandas das cadeias produtivas”, observou.

AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.