Especialista traz para Cascavel um novo olhar sobre a precificação de projetos

Cascavel receberá neste sábado (2), Ricardo Meira, um dos maiores especialistas em precificação inteligente, atendendo convite da Aeac (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), por meio de Termo de Fomento firmado com o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná).

Cascavel receberá neste sábado (2), Ricardo Meira, um dos maiores especialistas em precificação inteligente, atendendo convite da Aeac (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), por meio de Termo de Fomento firmado com o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). “O preço é uma questão de posicionamento e o marketing é valor”, explica.

O curso de Gestão e Precificação ocorrerá nos períodos da manhã, das 8h às 12h e à tarde, das 13h30 às 17h30. Para associados e estudantes de graduação, o curso é praticamente gratuito. Será cobrada apenas uma taxa de R$ 50 que será convertida em coffee break. Para não associados, além desse valor, o custo do curso é de R$ 300.  O profissional inscrito terá direito ao kit participante e um jantar de encerramento por adesão. Para fazer a inscrição, basta acesso o link da Bio do Instagram da Aeac, no endereço @aeaccascavel

“O preço é um número que simboliza o valor que o cliente enxerga no seu trabalho. É uma questão de marketing antes de ser uma questão meramente financeira. Por isso, é normal que você esteja perdido quando o assunto é precificação, pois arquitetos e engenheiros costumam definir os preços dos seus projetos com base nos seus custos”, enfatiza Ricardo Meira.

Segundo o facilitador do curso, não se trata apenas de um curso sobre formação de preços. Para ele, é uma jornada que vai transformar a maneira de como olhar a precificação dos projetos de arquitetura e engenharia. Ricardo Meira aponta algumas verdades inconvenientes: você vende algo muito valioso, mas que a maioria das pessoas acha que não precisa e o preço do seu serviço depende muito mais de como você vende do que apenas uma planilha com seus custos e despesas.

Baseado no inovador conceito VBP (Value-based Pricing – Precificação Baseada em Valor), ele diz que será possível aprender durante o curso como descobrir o valor real do seu trabalho, identificando e quantificando o valor único que é oferecido ao cliente. Para ele, não se trata apenas de metros quadrados ou horas de mão de obra, mas do impacto que os projetos vão gerar na vida das pessoas.

Outra dica é precificar com segurança: dizer adeus às suposições e conjecturas na hora de definir os preços. A metodologia do VBP oferece um sistema claro e eficaz para determinar preços justos que refletem o valor do trabalho.

Atrair clientes dispostos a pagar é mais um caminho a ser seguido. Ao comunicar o valor de forma eficaz, segundo o especialista, é possível atrair clientes que reconheçam e estão dispostos a pagar pelo talento e experiência. E por fim, maximizar os lucros, aprendendo estratégias avançadas para otimizar seus preços e lucrar com cada projeto, sem sacrificar a qualidade ou comprometer a ética profissional.

A presidente da Aeac, Arquiteta Urbanista Larissa Cogo Rover, comenta que é um conteúdo voltado a dinâmicas práticas sobre os temas relacionados às profissões de arquitetura e engenharia civil, com destaque para a gestão e design de interiores. “O curso também garante capacitação técnica com o oferecimento de template e modelo de documentos. Se você tem uma empresa e fica perdido na hora de fazer uma documentação, essa é a sua oportunidade de aprender o passo a passo deste processo tão importante”, destaca a presidente da Aeac.

O especialista Ricardo Meira é doutorando, mestre e formado em Arquitetura e Urbanismo (UnB); MBA em Liderança Estratégica e Finanças (IPOG). Atua em escritório próprio desde 2000. Professor de pós-graduação nas áreas de arquitetura, design de interiores, engenharia, gestão e neurociências. Coordenador da pós-graduação em Gestão de Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores do IPOG. Pesquisador, consultor e palestrante nas áreas de branding, marketing, economia comportamental e comportamento do consumidor. Consultor e mentor de empresas em todo o Brasil.

Vandré Dubiela

CASCAVEL

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.