Espanha saí perdendo, reage e goleia a Irlanda do Norte
Em seu último jogo antes da Euro, a Espanha venceu a Irlanda do Norte por 5 a 1, de virada, em partida disputada no Estádio Son Moix, na Ilha de Mallorca. Ballard abriu o placar para os norte-irlandeses logo no primeiro minuto, mas depois a campeã da Copa de 2010 reagiu e goleou: Pedri (duas vezes), Morata, Fabián Ruiz e Oyarzabal marcaram.
Após mais uma goleada, a Espanha volta suas atenções para a Eurocopa. A Fúria está no Grupo B, juntamente com Croácia, Itália e a Albânia. Os espanhóis estreiam no próximo sábado (15), às 13h, diante dos croatas, no Estádio Olímpico de Berlim.
1° TEMPO
A partida começou com a Espanha sendo surpreendida logo no primeiro lance de jogo, saindo atrás do placar. Após cobrança de falta de Trai Hume, Dan Ballard subiu mais alto que todo na área e acertou o cabeceio no lado esquerdo do gol de Unai Simón. Após isso, os norte-irlandeses se animaram e tentaram chegar ao ataque por meio de escapadas com velocidade. Alguns minutos depois, Isaac Price acertou sua finalização na rede do lado de fora.
Quando a partida começava a ficar com um clima de tensão, os espanhóis chegaram ao empate. Nachou acionou Pedri no meio, ele conduziu, bateu forte e mandou no cantinho esquerdo de Peacock-Farrell para empatar o jogo. Após o gol de empate, a Fúria pressionou pela virada, tendo mais posse de bola, obrigando o goleiro a trabalhar até que aos sete minutos depois a pressão teve resultado. Após cruzamento de Jesús Navas, Morata testou firme e acertou o canto esquerdo para virar o jogo. 2 a 1 para a Espanha.
Após isso, a Espanha explorou os lados do campo: direito com Lamine Yamal e o esquerdo com Nico Williams Aos 28, a Fúria ampliou a vantagem. Nico encontrou Pedri dentro da área, o camisa 20 estava livre dentro da área e bateu de primeira no lado direito para fazer o terceiro.
Poucos minutos depois, a Espanha transformou o placar em goleada. Aos 35, Lamine Yamal fez grande jogada individual pela esquerda, ele lançou no alto para Fabián Ruiz que bateu para fazer o quarto. Após isso, tanto a Fúria como a Irlanda do Norte tiveram chances de marcar.
Logo nos acréscimos os norte-irlandeses perderam uma grande chance de diminuir. Sea Charles foi acionado na área, ele bateu no cantinho para a grande defesa de Unai Simón, mas ele deu rebote. Reid ficou com a sobra, ele acionou Isaac Prince, que de frente para o gol, ajeitou, mas mandou por cima do gol, após isso o primeiro tempo foi encerrado.
2° TEMPO
O segundo tempo começou com a Espanha tocando bola no campo de ataque perto da área da Irlanda do Norte, neste período a Fúria quase marcou o quinto. Após falha do zagueiro, Nico Williams ficou com a bola e bateu rasteiro cruzado para a boa defesa de Peacock-Farrell.
Aos 14, a Fúria marcou o quinto e aumentou a goleada. Lamine Yamal recuperou a bola perto do fundo, ele tocou para o meio rasteiro para Oyarzabal, da Real Sociedad, que entrou no segundo tempo, bateu no canto direito para marcar o quinto espanhol. Após o quinto gol, a partida ficou mais calma. Aos 27, a Irlanda do Norte quase diminuiu. Isaac Prince recebeu na área e bateu para outra grande defesa de Unai Simón.
Após isso, a partida ficou morna com a Espanha tocando a bola perto da área da Irlanda do Norte. Aos 31, após cruzamento, Le Normand chegou cabeceou e mandou por cima do gol, Joselu recebeu na área, mas mandou para fora.
Na segunda etapa, o juiz francês Bastien Dechepy. No tempo adicional, não aconteceu muita coisa e aos 47 a partida foi encerrada.