Equipe de Mobilização da Rips vai atualizar protocolos neste mês

As integrantes da Equipe de Mobilização (EM) da Rede Intersetorial de Proteção Social de Toledo (Rips) estão com uma ampla agenda de trabalhos para o segundo semestre deste ano. Uma das ações é a atualização dos protocolos um, dois e três neste mês.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade – representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família na Rips – Marilia Borges Leite, durante uma reunião, esteve em pauta a necessidade da análise e a atualização dos protocolos: “01/2016: Ato de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes”; “02/2016: Dinâmica das Intervenções no Atendimento de Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional” e “03/2017: Rotina de Acompanhamento para o Pós-Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes”. Esse encontro aconteceu no dia 22 de julho.

NORMATIVAS – Marília recorda que a Equipe de Mobilização havia abordado este assunto em uma reunião realizada ainda no dia 8 de julho. “Discussões e apontamentos já haviam sido trazidos pelas equipes técnicas dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica)”, afirma a diretora ao complementar que “existem novas normativas das Políticas Sociais, fluxos internos e nomenclaturas, enfim, situações que exigem a revisão e a alteração (diante da necessidade) de cada protocolo”, explica.

Ela enfatiza que a partir daquela análise, os documentos foram encaminhados para a discussão e os apontamentos por parte da Política da Saúde do município. “Diante das discussões, as representantes farão as revisões de texto e as discussões intrapolíticas”. O objetivo é finalizar a revisão dos protocolos um, dois e três na próxima reunião. O encontro está marcado o dia 19 de agosto (quinta-feira).

AÇÕES – Conforme Marília, a Equipe de Mobilização também está programando a discussão e a atualização do Protocolo 04/2020 – Proteção e Atendimento à Pessoa Adulta em situação de violência sexual e do Protocolo 05/2020 –  Proteção e Atendimento à pessoa em situação de violência sexual (vítima) – Criança e Adolescente.

Entre os trabalhos promovidos pela Rede Intersetorial de Proteção Social de Toledo também esteve em pauta a capacitação dos conselheiros tutelares em relação ao Protocolo 05/2020 – Proteção e Atendimento à pessoa em situação de violência sexual (vítima) – Criança e Adolescente. A atividade aconteceu ainda no mês de junho deste ano.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.