Emoção, homenagem e novos investimentos marcam os 40 anos do Corpo de Bombeiros de Toledo
Em comemoração aos 40 anos da instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Toledo, o comando do 2º Subgrupamento de Bombeiros, pertencente ao 4º Grupamento de Bombeiros, em Cascavel, realizou uma solenidade. Antigos militares do Corpo de Bombeiros, Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Rotary International foram homenageados na última sexta-feira (20). Na ocasião, foi inaugurado o Memorial dos 40 anos.
A corporação local é exemplo para o Paraná devido ao alto nível de comprometimento e capacitação constante, suas marcas registradas. Trata-se um Subgrupamento respeitado e com um quartel de referência para o Estado. Com papel importante na segurança da sociedade, o Corpo de Bombeiros atua no controle e prevenção de incêndios, resgates, salvamentos, desastres naturais e preservação do patrimônio e do meio ambiente.
O segredo para ter uma unidade de referência são os investimentos realizados pelas autoridades. São recursos financeiros que visam o bem dos profissionais e da sociedade. O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Guilherme Rodrigues de Lima, afirma que o sentimento é de agradecimento. “Muitas pessoas trabalharam para que essa solenidade fosse realizada. Agradeço a todos os profissionais que contribuíram nestes 40 anos da Corporação”.
Conforme o capitão Rodrigues, o Subgramento tem uma jornada notável. “Os desafios existem e foram anos de aprendizagem. Cada comandante que passou desempenhou papel importante no desenvolvimento da Corporação em Toledo”.
Como novo comandante local, Capitão Rodrigues menciona que as mudanças são realizadas e as adaptações são necessárias. “Iniciamos a nossa jornada para o futuro. Agradeço a comunidade pelo apoio e pela confiança. Parabéns a todos que construíram o passado e que vamos construir o futuro juntos”.
LEMBRANÇAS – A unidade foi inaugurada em 1983 e na data de sua inauguração teve como primeiro comandante o então tenente Hermes Binder Filho. “Quando cheguei em Toledo, as lembranças foram aflorando. Eu fiz parte de todo esse processo. Recordo quando visitei, na época, o prefeito Albino Corazza Neto. Por determinação do comando estadual do Corpo de Bombeiros e do governador do Paraná José Richa receberíamos um caminhão em bom estado que estava no Rio Grande do Sul. Porém não tínhamos um quartel”.
Binder comenta que o veículo foi entregue no dia 3 de outubro durante a Festa do Porco do Rolete daquele ano. Contudo, a inauguração do quartel aconteceu somente em dezembro.
Atualmente, o primeiro comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo reside em Curitiba e visitar o município após duas décadas é algo mágico. “Eu atuei em diversos municípios do estado. Tive uma promoção, mas infelizmente não cheguei a receber. Foi do sequestro em Marechal Cândido Rondon que acabou com os reféns salvos e os criminosos mortos no episódio”, afirma Binder.
Ele lembra que quando o sequestro começou as autoridades foram comunicadas. “Cercamos a casa. Levamos a ambulância e o caminhão de Bombeiros. Naquela noite não deixamos ninguém dormir. Sabíamos que um dos suspeitos possuía quatro crimes e dois sequestros. Foi uma noite que todo mundo rezou e fez carta para a família”. As vítimas foram salvas e os criminosos entraram em óbito”.
Emocionado em vários momentos de seu discurso, ele ainda recorda a importância da criação do Bombeiro Mirim para colaborar no começo das atividades do quartel e a agradece todo o apoio recebido da Irmã Luiza.
Emocionado também estava o prefeito da época Albino Coraza Neto. “Agradeço o apoio de Serenita Corazza para a implantação do Bombeiro. Enquanto prefeito, tivemos diversos desafios a serem superados naquela época. Também recordo o apoio e reconhecimento do então governador José Richa pelo trabalho realizado na cidade”.
Na oportunidade, Corazza destaca o trabalho do arquiteto Enio Perin. “Também devo mencionar a alegria em poder rever o Binder depois de tanto tempo”.
COMEMORAÇÃO – A solenidade reuniu profissionais que comandaram o Subgrupamento local. Entre eles, o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, em Cascavel, tenente-coronel Rogério Lima de Araújo. Para ele, “é um dia de muita alegria e satisfação comemorar os 40 anos da Corporação. Fiquei em Toledo por seis anos e foi uma das melhores fases da minha vida e para a minha carreira. Com muita alegria, posso rever os amigos e lembrar das histórias. Além disso, tenho o privilégio de permanecer na região”.
O comandante do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná de Cascavel, major Luís Eduardo Zarpellon, também prestigiou a solenidade dos 40 anos. Ele foi comandante do Subgrupamento local por oito anos. “Tenho saudades e boas lembranças. Fiquei bastante tempo aqui. Hoje, tenho um algo a mais especial nesta comemoração do aniversário: são quarenta anos da Corporação e essa é a minha idade. Satisfação em comemorar com a unidade”.
De acordo com o major Zarpellon, quando começou a atuar em Toledo encontrou a ‘casa’ organizada. “Isso facilita o trabalho. Todos os comandantes que me antecederam fizeram um bom trabalho. Eu começo as atividades com foco na instrução e na modernização”.
No período de comando de Zarpellon, a Torre de Treinamento e o contêiner de treinamento em incêndio foram implantados. “São estruturas que deram um ‘up grade’ no nivelamento técnico dos bombeiros. Ao mesmo passo a modernização e digitalização do sistema de comunicação com câmeras e rastreamento com viaturas. Tive a sorte e a condição de executar essas ações para tornar o quartel referência ao Estado”.
Autoridades dialogam com o Estado para a implantação de um Grupamento
Autoridades locais e da região lutam para a implantação de um Grupamento da Corporação no município de Toledo, o qual poderá vir a ser o 14º no Paraná. Toledo é sede do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, que está subordinado ao 4º Grupamento da Corporação, em Cascavel.
A criação do 14º Grupamento com sede em Toledo possibilitará um atendimento de maior qualidade para a população de 41 municípios do Oeste e de parte do Sudoeste do Paraná.
De acordo com o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Rogério Lima de Araújo, um estudo técnico foi realizado para mostrar a viabilidade da instalação de um Grupamento em Toledo. “O projeto está sendo tratado com o comando do Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado”.
Araújo pondera que a sociedade civil está colaborando na construção do projeto e, inclusive, já foi protocolado pelo prefeito de Toledo Beto Lunitti. “Os estudos mostram que o município comporta o Subgrupamento. Toledo é polo para diversas cidades e está em franco desenvolvimento”.
Ele ainda enfatiza que a instalação do Grupamento é tecnicamente viável, as autoridades tentam viabilizar essa importante conquista para Toledo e região. A expectativa é que a partir de um Subgrupamento no município, seriam constituídos também um subgrupamento em Assis Chateaubriand (juntando-se aos de Palotina, Guaíra e Marechal Cândido Rondon) e, no Biopark, a construção do Instituto de Pesquisa de Incêndio e mais um posto de atendimento.
O primeiro comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, hoje major da reserva, Hermes Binder Filho, disse que está na ‘hora’ do município ter um Grupamento. “Ainda mais agora a partir da separação do quadro da Polícia Militar. Acredito que a Corporação (como um todo) poderá crescer muito mais”.
INVESTIMENTOS – O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, disse que o momento é importante para o município. “São ações já realizadas e ainda em execução em favor da população de Toledo e da região. Olhando para a história, todos que passaram por aqui deixaram a sua marca”.
Beto Lunitti complementa que as lutas precisam acontecer. “As autoridades transformaram o Subgrupamento como uma referência no Paraná, inclusive em treinamentos”. O prefeito de Toledo enfatiza que o trabalho do Corpo de Bombeiros auxilia na decisão de empresas em investir no município. “Isso contribui para o desenvolvimento local”.
Beto Lunitti reafirma que todos os comandantes buscaram fazer o melhor por Toledo. “Agora, também buscamos avançar. Queremos a implantação do Siate no Corpo de Bombeiros. Enfim, são ações coletivas que trazem resultados e precisam ser comemoradas”.
ESTADO – Em agosto deste ano, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, visitou o município de Toledo e conheceu os estudos de viabilidade da instalação do Grupamento. Na época, ele compreendeu a necessidade da região, porém ponderou que a criação de mais um grupamento depende da realização de um concurso público para a contratação de, ao menos, 70 bombeiros militares.
“O estudo feito pelo comandante Araújo aponta para a necessidade de 100 novos servidores para atender as necessidades da região, porém 70 já nos daria condições de iniciarmos esta ampliação dos serviços em Toledo. Por isso, peço às forças políticas presentes para que se unam no objetivo de convencer o Governo do Estado a abrir este concurso e designar esta quantidade de homens e mulheres para a nossa região”.
Instituto de Pesquisa de Incêndio traz novo conceito ao PR, diz comandante
Durante a solenidade de comemoração dos 40 anos da instalação do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, em Toledo, aconteceu a assinatura da doação de um terreno para a construção do Instituto de Pesquisa de Incêndio, uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Biopark.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Guilherme Rodrigues de Lima, o Instituto de Pesquisa vai trazer um novo conceito no Paraná. “Não apenas pelo fato de ofertar um melhor treinamento, mas com novas normas sobre os incêndios. A unidade permitirá buscar novas tecnologias e novos conceitos”. Ele complementa que também será possível antecipar os problemas.
UNIDADE AVANÇADA – Além do Instituto de Pesquisas, também será construída no Biopark uma unidade avançada do Subgrupamento, numa área doada pela Prefeitura de Toledo.
Segundo o prefeito Beto Lunitti, com o comandante do Estado, a gestão trabalha para a instalação na Corporação do Instituto de Pesquisa de Incêndio e mais um posto de atendimento no Biopark. “Além de ter um posto avançado e de melhorar as condições de estocagem para as questões que envolvem a Defesa Civil”.
O comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, em Cascavel, tenente-coronel Rogério Lima de Araújo enfatiza que a necessidade em reconhecer a todos que iniciaram a história da Corporação. “Nós temos muito a comemorar, mas também precisamos projetar ações para o futuro. Toledo é uma cidade que ‘abraça’ todo tipo de trabalho. O sucesso de Toledo é explicado pela união e a garra nas ações feitas pela sociedade”, finaliza Major Araújo.
Da Redação
TOLEDO