Embaixada Solidária comemora primeiro aniversário de gêmeas que perderam a mãe no parto

Os 365 dias mais desafiadores na vida de um pai. Uma festa solidária vai marcar o primeiro aniversário das gêmeas Samya e Samantha. A comemoração está marcada para sábado (20) em uma associação de moradores de Toledo. Voluntários são responsáveis por toda a comemoração que inclui uma bela decoração, quitutes e muitos outros detalhes. A Embaixada Solidária acompanha as garotinhas desde a gestação e é a organizadora do evento.

As gêmeas são filhas do casal de haitianos Jhony e Evena Alorient. A mãe faleceu durante o parto das meninas e o companheiro encarou a difícil missão de viver o luto ao mesmo tempo que cuidava das pequenas. A esposa havia chego ao Brasil poucos meses antes. A gestação estava ainda incompleta e o destino apressou a despedida.

No dia 21 de julho, quando a vida em dose dupla surgiu na maternidade do Hospital Bom Jesus, o auxiliar de produção viveu uma dor sobre a qual, segundo ele, ainda é muito difícil falar. Econômico nas palavras por causa do idioma – ele fala crioulo e um pouco de francês -, Jonhy se emociona ao contar que, por volta das 9h daquela quarta-feira, quando ganhou as duas filhas, perdeu Evena, 26, sua companheira por 14 anos. Jhony Alorient recebeu auxilio de amigos e da Embaixada Solidária e precisou recomeçar a vida sem a esposa.

O aniversário será comemorado um mês depois em respeito à data que também marcou o aniversário de morte da mãe das meninas. Laudiceia Correia atendeu o casal antes mesmo do parto. Coube a ela a notícia tão temida ao amigo que mal entendia o português. “Acredito que foi um dos dias mais difíceis da minha vida. Eu simplesmente não tinha como diminuir a dor e mudar a história. Ouvi os profissionais de saúde que fizeram de tudo e mesmo assim foram vencidos pela perda da paciente que deu a vida pelas filhas”, conta emocionada.

Coube a Laudiceia também trazer uma boa notícia; Jhony e as meninas não estavam sozinhos no Brasil. “Formamos uma rede de amigos e todo mundo ajudou. Logo viramos uma grande família e eu assumi um papel maternal junto ao Jhony. São minhas filhas e é um amor que não tem explicação”, relata, enquanto cuida com carinho dos últimos detalhes da festa.

REDE DE APOIO – A Embaixada Solidária recebeu muito apoio durante o acolhimento da família Alorient. A ONG AMARE VITAE somou-se aos voluntários de Toledo e prestou todo o atendimento necessário para o pai e suas meninas. Profissionais de saúde, pessoas físicas e outros voluntários foram essenciais no primeiro ano de vida das garotinhas. O Grupo Formiguinhas Solidárias acompanha o desenvolvimento das pequenas e oferta auxilio com as dificuldades.

UMA ESPERANÇA – A Embaixada Solidária mantém projetos de profissionalização de mulheres brasileiras e imigrantes. Um dos principais é o Projeto Mundo em Retalhos da Embaixada Solidária de Toledo recebeu patrocínio da Itaipu Binacional e apoio a ONG Amare Vitae para a realização de um curso de costura criativa. A prefeitura de Toledo também é parceira do projeto Mundo em Retalhos. O projeto Mundo em Retalhos recebe doações financeiras ou em produtos para dar continuidade em suas turmas de costura criativa

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.