Em uma semana, Toledo confirma 97 casos de dengue e total chega a 750

O boletim epidemiológico divulgado, no dia 26 de maio, pela Secretaria da Saúde de Toledo aponta para um cenário preocupante em relação à dengue: no ano epidemiológico vigente, iniciado em 1º de agosto de 2022, o município confirmou, até 25 de maio, 750 casos da doença (743 autóctones e 7 importados), 97 na última semana, um crescimento absoluto 14,85%.

Incluindo as 858 pessoas cujos testes não positivaram e as 144 que aguardam resultado de exames, chega-se à marca de 1.722 notificações, isto é, número de pacientes por procurarem os serviços de saúde com sintomas da doença (manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo, cansaço, entre outros). Um deles não resistiu às complicações causadas pela dengue e faleceu no fim de abril.

Outro perigo causado pelo Aedes aegypti é a febre chikungunya. A doença transmitida pelo mosquito foi diagnosticada em dois moradores de Toledo que se contaminaram fora dos limites territoriais do município.

Mais da metade (53,87%) dos casos de dengue registrados em Toledo estão concentrados em seis comunidades. São elas: Santa Clara IV (154), Europa (55), Industrial (53), São Luiz (39), Panorama (36), Centro (35) e Fachini (32).

COLABORAÇÃO – Neste momento delicado, a SMS, por meio do setor de Controle e Combate às Endemias, orienta a população a redobrar as ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti, impedindo que este se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares. Também recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de dengue a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença.

Para frear a disseminação da dengue em nosso município, é fundamental a realização das vistorias pelos agentes de combate a endemias (ACEs) nos imóveis. Por isso, quando baterem no portão, é imprescindível que os moradores os deixem entrar e sigam todas as orientações que forem dadas por eles.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.