Eliminação dos focos do Aedes aegypti em Pato Bragado ganha reforço do Sesc

O Sistema Fecomércio Sesc/Senac-PR com sede em Marechal Cândido Rondon está dando início a 2ª edição anual da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”. Pato Bragado é o primeiro município da área de atuação do Sesc/Rondon a aceitar a proposta em 2022, após adesão da Secretaria de Saúde do município em reunião realizada na terça-feira (8) na nova Unidade Básica de Saúde.

Na oportunidade a técnica de atividades da área de saúde do Sesc, Thaís de Oliveira apresentou as formas de operação da campanha e o objetivo. Segundo ela, trata-se de uma ação de conscientização e uma competição entre os 399 municípios do Estado, uma espécie de game, com a intenção de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná.

A estratégia principal da campanha é eliminar focos do mosquito, registrar em fotos o antes e o depois, e compartilhar no aplicativo do Sesc. Para cada ação haverá uma pontuação. “Os participantes, equipes, instituições de ensino que são uma categoria especial dentro da participação das equipes e os municípios que obtiverem mais pontos por eliminação do mosquito e criadouros serão conhecidos e premiados, após o término da campanha que vai até 30 de abril de 2022. A data ainda será definida”, explica.

Em 2021, os 3.128 paranaenses, de 249 municípios, engajaram-se e eliminaram 108.551 focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A secretária de Saúde, Neili Koch conta que a equipe de endemias já se inscreveu pelo aplicativo, portanto, o município já está participando. Segundo ela, o envolvimento da comunidade, a consciência social é fundamental para a eliminação do mosquito. “Por isso, convidamos todos os bragadenses a participar, removendo os criadouros ou potenciais focos de criação do mosquito em sua residência e registrando no aplicativo do Sesc”, frisa.

COMO PARTICIPAR – Qualquer pessoa, independente da idade, mas residente no Paraná, pode participar da campanha. Para isso é necessário fazer o download gratuito do aplicativo Sesc PR, nas lojas App Stores e Play Store. Depois de abrir o aplicativo Sesc Paraná, basta clicar no ícone do canto superior esquerdo, habilitar a opção Contra a Dengue, fazer a inscrição do usuário e registrar a participação.

Neste ano, além da participação individual, é possível inscrever uma equipe, inclusive instituições de ensino que serão uma categoria especial dentro da participação das equipes. Não há custos, nem limite de idade para participar.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.