Leitura e treino colaboram para elaborar uma boa redação no Enem

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A jornada de estudos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 está na reta final para os mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados. As provas acontecem em dois dias. O primeiro é neste domingo (3) e o segundo em 10 de novembro. Um dos desafios ao estudante que fará a prova do Enem é como elaborar a redação e ela já deve ser produzida no primeiro dia.

Geralmente, redação do Enem possui um problema atual da sociedade e solicita do participante uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e com a estrutura de texto dissertativo-argumentativo. Além disso, a proposta de redação é acompanhada por textos de apoio, que podem ser pesquisas científicas, notícias, quadrinhos ou ilustrações.

O professor universitário de Língua Portuguesa Ney Arboleya e coordenador do curso de Pedagogia e Letras da Faculdade Assis Gurgacz (FAG Toledo) explica que nesta reta final e bem próximo do momento de provas, o estudante deve continuar o processo de leitura. “Ler textos com bastante calma, principalmente, prestando atenção em como se constroem os argumentos e como os operadores argumentativos são mobilizados para isso”.

REDAÇÃO – A redação nota mil do Enem deve apresentar uma proposta de intervenção ao problema apresentado. Arboleya comenta que o aluno deve ter uma proposta de intervenção ao problema e um repertório social cultural bem produtivo no desenvolvimento da linguagem, argumentação do texto e respeitar os direitos humanos.

O professor complementa que a redação deve apresentar características textuais marcantes, principalmente, no que diz respeito a coesão e a coerência textual para evitar contradição e ambiguidades. “O aluno deve demonstrar domínio na escrita formal. A redação apresenta uma ordem de escrita; diferente da maneira como falamos no cotidiano”.

LEITURA – Arboleya orienta a leitura de textos de noticiários e de divulgação científica ao participante do Enem, pois eles possuem a linguagem de um modo mais próximo daquela que o estudante deve utilizar no dia da redação.

“Ouvir músicas boas, com um vocabulário bem elaborado, auxiliarão o estudante a ampliar o uso da Língua Portuguesa no momento da produção escrita”, recomenda o professor, que também é coordenador da Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação.

Ele recorda que quando ministrava aulas em cursinhos procurava trabalhar com a leitura de textos e solicitava ao estudante para identificar a tese, o argumento e a produção escrita. “Desta maneira, reforçava os argumentos ou refutá-los, porque ajuda a pensar a escrita como um movimento de coesão e de coerência”.

O professor também sugere a leitura de textos para identificar os operadores argumentativos e as suas funções. “Mais do que usar palavras bonitas, é preciso que o estudante saiba empregar as palavras do cotidiano sem erros de concordância verbal e nominal, sem erros de pontuação e sem erros de coesão (costura correta das ideias). São requisitos que contam muito mais que uma palavra bonita no meio de uma construção linguística equivocada”.

ORIENTAÇÕES – A professora com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa Isadora dos Reis Paludo salienta que para produzir uma boa redação no Enem é essencial entender a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, as competências avaliadas e praticar bastante.

Para Isadora, o participante deve produzir uma introdução com uma tese clara, desenvolvimento com argumentos sólidos e conclusão com proposta de intervenção detalhada.

“Exercitar-se com temas variados acerca de assuntos com impactos relevantes na sociedade brasileira, assim como estudar os critérios avaliativos (como uso da norma culta e organização de ideias) e desenvolver um repertório sociocultural atualizado”, enfatiza Isadora ao mencionar a importância de revisar os aspectos de coesão e evitar erros comuns. “Além de treinar o controle do tempo para garantir uma produção completa e coerente dentro do prazo”.

Nestes últimos dias, o ideal é equilibrar uma revisão leve e com descanso. “Ler boas redações para reforçar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo é positivo, assim como revisar mentalmente a tese, argumentação e conclusão. Se o aluno se sentir confortável, pode fazer um último rascunho simples, mas sem se sobrecarregar. Leituras leves de notícias ajudam a atualizar o repertório, mas priorizar o descanso é essencial para manter o raciocínio ágil e a mente relaxada para a prova”, finaliza a professora Isadora.

Da Redação

TOLEDO

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