Educação realiza formação para construção do Plano de Gestão Escolar

A Secretaria de Educação de Quatro Pontes realizou na quinta-feira (27), uma formação visando a construção do Plano de Gestão Escolar (PGE), reunindo membros da Comissão Central Organizadora de Avaliação de Critérios Técnicos de Mérito e Desempenho para a função de diretor escolar, junto à Escola Municipal Dona Leopoldina. A formação faz parte do cronograma de atividades e também contou com a participação de educadores infantis e professores interessados na organização e confecção do PGE, além da secretária Eliane Biesdorf e a servidora técnica da secretaria e facilitadora, Adriana Leobet Bregoli.

A formação buscou auxiliar na confecção do PGE, dirimindo dúvidas e aprimorando conhecimentos já adquiridos em outros treinamentos e cursos. É importante destacar que o PGE é um documento que estabelece as diretrizes, metas e ações para a administração e o funcionamento de uma instituição de ensino e tem como objetivo orientar a gestão escolar, fornecendo um roteiro para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas educacionais, bem como a definição de estratégias para alcançar resultados e metas educacionais.

Logo, o PGE abrange diversas áreas, como pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos. Ele deve contemplar metas educacionais a curto, médio e longo prazo, abrangendo ações para o aprimoramento do ensino, a formação de professores, o acompanhamento do desempenho dos alunos, a melhoria da infraestrutura escolar, entre outras questões relevantes para o bom funcionamento da escola.

Esse plano é elaborado de forma participativa, envolvendo a comunidade escolar, como gestores, professores, funcionários, pais e alunos, para garantir que as decisões e metas estejam alinhadas com as necessidades e expectativas de todos os envolvidos. É um instrumento fundamental para o bom gerenciamento da escola e o avanço da qualidade da educação oferecida. O documento também faz parte do instrumento de avaliação de desempenho com pontuação de qualificação, que será aplicado para todo o professor ou educador interessado na consulta a comunidade para a direção escolar das escolas da rede municipal de ensino.

AVALIAÇÃO ESCRITA – Após a formação, os membros da comissão permaneceram reunidos para confeccionar a avaliação escrita do processo de seleção. Esta avaliação de critérios técnicos de mérito e desempenho aos profissionais do magistério interessados na função de diretor escolar nas instituições de ensino será aplicada no dia 03 de agosto, conforme o cronograma estabelecido pela secretaria.

Durante os trabalhos da comissão, foi dado ênfase às questões de maior importância relacionadas à gestão escolar, englobando principalmente a Base Nacional Comum das competências do diretor escolar, tendo em vista a relevância deste conhecimento para a gestão dos trabalhos nas unidades escolares.

QUATRO PONTES

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