Doença silenciosa: hipertensão exige acompanhamento contínuo

Ela é uma doença licenciosa. A maioria das pessoas só descobre que sofre desse mal quando desenvolve uma enfermidade mais grave. A hipertensão arterial acomete três de cada dez adultos brasileiros. Ela é considerada o principal fator de risco para doenças cardiovasculares – especialmente a coronariana e o acidente vascular cerebral. Na data de 17 de maio é comemorada o Dia Mundial da Hipertensão – como forma de destacar a importância da cuidar da saúde e não deixar a doença passar despercebida.

“A hipertensão é uma doença cardiovascular e é uma das doenças que mais acometem nossa população brasileira, em média três a cada dez adultos, tem pressão alta e as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil e no mundo, por isso a importância de prevenir para não ter essa alteração no organismo”, explica o enfermeiro, Alex Sandro Grein Pires.

Nas situações em que é tardio o diagnóstico de hipertensão, infelizmente, são potencializados os riscos para a saúde. Isso tende a deixar o paciente mais vulnerável a sofrer um AVC, infartos do coração, problemas renais, lesões oculares, aneurismas e outras complicações. A análise da patologia é feita a partir da medição em consultas e check-ups médicos.

PRESSÃO ALTA É SINAL DE ALERTA – “A pressão alta é responsável por grande parte dos casos de AVC, infartos, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, entre outros problemas graves de saúde. Por isso, a importância de evitar a pressão alta, pois ela é uma doença quase que 100% evitável, com estilo de vida saudável e cuidados com a saúde”, alerta.

Quando a pessoa já é hipertensa, Pires destaca que é importante fazer o controle para que a pressão não fique muito alta, pois isso pode levar a um AVC ou infarto. Ele reforça que quanto mais tempo uma pessoa fica com pressão alta, no decorrer dos anos, ela pode ter uma insuficiência cardíaca devido ao sofrimento do coração por todos estes anos (devido a pressão alta) e isso é uma alteração que faz com a pessoa fique internada com mais frequência.

COSCIENTIZAÇÃO É O CAMINHO – Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.

“É importante que a população se conscientize do cuidado precoce dessa doença, pois cada vez mais ela está ocorrendo em pessoa mais jovens, inclusive já na adolescência vem aumentando muito os casos devido aos maus hábitos alimentares desde criança. O maior problema é que grande parte das pessoas hipertensas não seguem, devidamente, um tratamento adequado e contínuo para manter a pressão a níveis ideias, pois as alterações da pressão que levam a um mal súbito é ou desencadeando outras doenças”, cita o enfermeiro.

HERANÇA E FATORES DE RISCO

A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Contudo, há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

– fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;

– além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, em diabéticos.

Fontes: Ministério da Saúde/Sociedade Brasileira de Cardiologia

CONTROLE DA DOENÇA

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

– praticar atividade física regular;

– aproveitar momentos de lazer;

– abandonar o fumo;

– moderar o consumo de álcool;

– evitar alimentos gordurosos;

– controlar o diabetes.

Fontes: Ministério da Saúde/Sociedade Brasileira de Cardiologia

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.