Documento compara número de empregados demitidos de Toledo com outras cidades
A nona edição do Boletim de Conjuntura Econômica de Toledo aborda o número nominal de empregados demitidos do município. Neste ano, esse número correspondeu a 2.339 trabalhadores em maio; 2.420 trabalhadores em junho e 2.403 trabalhadores em julho. Esses números evidenciaram um pequeno aumento de demissões entre os meses de junho (3%) e redução em julho (1%). Por conseguinte, observou-se no período um aumento de 1% no número de empregados demitidos.
Segundo a doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio Laudelina Alves Ribeiro, o intuito do Boletim é comparar o número de empregados demitidos com outros municípios paranaenses com tamanho populacional aproximado ao de Toledo, no caso: Arapongas, Apucarana e Umuarama.
COMPARAÇÃO – Laudelina relata que com relação ao município de Apucarana (PR), entre os meses de maio (1.453), junho (1.492) e julho (1.523), houve um aumento no número de empregados demitidos. Entre esses meses ocorreu uma variação positiva de 3% (junho) e 2% (julho) no número de demissões, indicando que no período o número de empregados demitidos aumentou em + 2%.
Arapongas (PR) reduziu o número demissões, pois em maio de 2022 foram demitidos 1.561 trabalhados; em junho 1.552 trabalhadores; e, em julho 1.474 trabalhadores.
Ela salienta que a variação do número de demissões entre os meses de junho (-1%) e julho (-5%) foi negativa, apontando que no período ocorreu uma redução de 3% do número de empregados demitidos.
Por sua vez, o município de Umuarama (PR) entre os meses de maio (1.400), junho (1.315) e julho (1.347) apresentou redução em junho (-6%) e um aumentando em julho ( +2%). “No período o número de empregados demitidos diminuiu – 2%”, salienta.
COMPARATIVO – Laudelina ao comparar os municípios de Apucarana (PR), Arapongas (PR) e Umuarama (PR) com Toledo (PR), observou-se que, mesmo com uma quantidade populacional aproximada, Toledo (PR) foi o munícipio que denotou mais demissões no período, seguido de Arapongas (PR), Apucarana (PR) e Umuarama (PR).
No geral, o mês de junho (6.779) exibiu o maior número de demissões e o mês de julho (6.747) apontou o menor número de demissões entre os municípios comparados. É preciso destacar que neste texto não se buscou comparar com as admissões do período, nem o saldo (admissão ou demissão líquida).
Da Redação
TOLEDO