Dia Mundial do Chocolate: uma ‘doce tentação’

O Dia Mundial do Chocolate é celebrado na data de 7 de julho. O alimento presenteia, adoça, alegra, faz parte de muitas receitas e está presente em bons momentos da vida de muitas pessoas. É difícil encontrar alguém que resista ou não apreciei um bombom, um pedaço, uma barra o um bolo de chocolate.

Conforme a nutricionista, Deise Baldo, o chocolate é produzido com cacau que é um dos melhores alimentos da natureza. Ela pontua que o Brasil tem destaque na produção de cacau da América Latina.

“O chocolate é um produto feito a base do processamento das sementes do cacau”, explica. “O chocolate é considerado umas das fontes de polifenóis – que é uma substância antioxidante. Outro ponto interessante é que ele é rico em flavonoides, ou seja, com essa função cardioprotetora é interessante para saúde cardiovascular”, pontua.

CONSUMO CONTROLADO

A nutricionista explica que o chocolate tem uma substância que tem função cardioprotetora. “Ou seja, ao consumir o alimento, ele pode exercer efeito positivo ao organismo ao contribuir com o controle da pressão arterial, além de melhorar a sensibilidade à insulina”.

Deise destaca que apesar de delicioso, o chocolate não pode ser consumido exageradamente, por mais que a pessoa goste é preciso cautela. “A ingestão precisa ser controlada, visto se tratar de um alimento com elevada quantidade calórica e isso pode contribuir para o ganho de massa e consequentemente o aumento de peso. Geralmente, a quantidade recomendada é aproximadamente 30 gramas ao dia, mas claro que cada caso é um caso e vai depender muito da dieta de cada um”, declara.

QUANTO MAIS CACAU MELHOR

Sobre o percentual de cacau no produto, a nutricionista cita que quanto mais cacau tiver em sua composição, mais benefícios ele poderá trazer. Ela acrescenta que o recomendado pelos especialistas é que o consumo seja, preferencialmente, por chocolates com mais de 70% de cacau.

“O chocolate com mais teor de cacau é o amargo com os 70%, enquanto que o meio amargo chega aos 41%; já o chocolate ao leite possui em sua composição de aproximadamente 30% de cacau”, evidencia. “Paladar é paladar. Tem aquele que se for para comer um chocolate com 70% de cacau, prefere nem comer, enquanto outros não dispensam. A dica é a mesma para todos: apreciem com moderação e façam de cada pedacinho um momento agradável”, destaca.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.