Dia Mundial da Alimentação: a data reforça a importância de abordar o tema
Na data de 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A data visa tratar temas que envolvem as condições de saúde alimentar e nutricional e a população mais carente. Discutir questões voltadas a alimentação saudável, de qualidade e acessível as pessoas é um tema amplo e que envolve políticas públicas.
“Vivemos em um mundo comercialmente apelativo no que tanque a alimentação. Quando pensamos que o início da refeição acontece com os ‘olhos’ nos deparamos com lindos cenários e diversos argumentos que incentivam o consumo de alimentos industrializados. Em tudo é preciso equilíbrio. O que consumos reflete em nosso corpo, nossa saúde, nossa qualidade de vida”, destaca a nutricionista, Tania Francisco.
Para a profissional, constantemente, são lançadas dietas milagrosas. Ela aponta que muitos influenciadores digitais divulgam determinado tipo de alimentação e milhares de pessoas adotam esse cardápio sem seguir a orientação de um profissional. “É preciso ter a consciência de que o que é bom para um pode não ser para o outro. A orientação é buscar a reeducação alimentar, pois com essa base é possível adotar hábitos alimentares saudáveis e de acordo com que a pessoas precisa, seja na luta contra a obesidade, contra a anorexia, enfim, para atender as necessidades de cada organismo”, pontua.
Tania reforça que cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes. Ela destaca cada um tem um biótipo, tem condições físicas diferentes, executa atividades diárias diferenciadas, tem sua estatura, seu peso, entre outros fatores que tornam um com suas particularidades e necessidades. A profissional ainda alerta que não se deve copiar a dieta de uma famosa e acreditar que vai acontecer um milagre.
“Buscara atendimento especializado é o primeiro passo. Não acreditar em dieta milagrosa, tão pouco seguir o cardápio da amiga. É preciso cuidado para que esse tipo de atitude não desencadeie problemas de saúde. Os alimentos são fonte de vida, precisam ser escolhidos com cuidado, ser degustados e termos consciência daquilo que faz bem e faz mal”, salienta.
A DATA – O Dia Mundial da Alimentação foi criado com o intuito de promover momentos de reflexão sobre os alimentos colocados na mesa da população. A escolha da data ocorreu como forma de lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), no ano de 1945. Um dos papeis da FAO é acabar com a fome no planeta. Com o passar dos anos, surgiram outras problemáticas que envolvem a alimentação.
Da Redação
TOLEDO