Dia do Trabalhador: qualificação e oportunidade norteiam o mercado
Nesta quarta-feira (1º) é celebrado o Dia do Trabalhador. A data é uma homenagem a todos aqueles que fazem das atividades profissionais o sustento familiar, daqueles que passam grande parte do dia e da vida exercendo a função empregatícia, daqueles que integram as engrenagens do desenvolvimento.
A realidade é diferente para cada um. Enquanto alguns não encontram dificuldades para estar no mercado, outros não contam com as mesmas habilidades, rede de contatos, nem oportunidades e para todos aquele que tem o desejo de estar no mercado do trabalho existe a Agência do Trabalhador. Toledo conta com uma unidade que ajuda nesse processo de inserção, qualificação e desenvolvimento.
“O mercado de trabalho em Toledo vive um período de criação de muitas oportunidades, por conta do empreendedorismo e pujança das grandes, médias e pequenas empresas locais”, pontua o diretor da Agência do Trabalhador de Toledo, Amir Kanitz. “Reflete nesta realidade uma série de estratégias que contribuem para a criação de um ambiente propício ao empreendedorismo, com a consequente abertura e ampliação de empresas, bem como a criação de novos postos de trabalhos nas mais variadas áreas”.
- Atendimento no Fórum Eleitoral mais que dobra em Toledo
- Legado dentro e fora da pista mantém Senna eterno, 30 anos após morte
O diretor aponta que nesse sentido a implementação do programa ‘Toledo é + Negócio’, por meio do qual foram disponibilizados 80 imóveis para venda em loteamentos industriais, destinados ao fomento e expansão de empreendimentos existentes, e desenvolvimento de novos empreendimentos no município. “Estima-se que foram atraídos cerca de R$ 200 milhões em investimentos para o município por meio de incentivos ligados ao programa, o que certamente impacta na criação, ampliação e diversificação de postos de trabalho”.
Outro ponto citado por Kanitz que remete na oferta de oportunidades de trabalho é a desburocratização, simplificação e rapidez para a emissão de alvarás, pois tendem a aumentar do número de CNAEs previamente autorizados para a atividade no município. Ele comenta que isso também proporciona um clima mais favorável para quem empreende em Toledo, de modo que o volume de produção e trabalho aumente como efeito direto.
“Porém, todo esse volume de oportunidades necessita do acompanhamento da qualificação crescente da força de trabalho. Como forma de atender a essas necessidades, chegaremos nesses últimos quatro anos a cerca de R$ 1 milhão em investimentos em treinamentos e qualificações para quem deseja se inserir ou se aprimorar para o mercado de trabalho, com dezenas de opções de cursos e quase mil e quinhentas vagas disponibilizadas só em 2023, e seguindo no mesmo ritmo neste ano. Portanto, temos um panorama local de muita atenção ao processo que vai desde a criação de novos negócios, apoio às atividades produtivas locais, qualificação de pessoas e intermediação entre empresas e trabalhadores”, declara.
NOVAS OPORTUNIDADES
Conforme o diretor, a Agência do Trabalhador de Toledo tem destaque no cenário estadual e nacional já há algum tempo. “Isso é fruto de uma visão sobre a aproximação que deve existir junto às empresas que demandas a mão de obra, bem como no auxílio mais aproximado de quem procura a vaga de trabalho, de modo a viabilizar a formalização do emprego”.
Dentre as atividades de intermediação de mão de obra, a Agência do Trabalhador de Toledo também oferta o serviço de HeadHunter – um atendimento que visa ajustar as habilidades de quem procura por uma colocação e quem oferece vagas mais específicas. “Percebemos que no primeiro trimestre de 2024 a efetividade entre a utilização desse serviço e as vagas preenchidas têm melhorado, chegando a 86% de contratação, o que é de se comemorar”.
Kanitz salienta que é possível perceber grandes números circulando pela Agência, contudo, a Agência entende que as ações cada vez mais ajustadas a cada realidade são as mais eficientes, de modo que os serviços tendem a ser cada vez mais inteligentes, ou seja, visam sair das médias para encontrar soluções mais adequadas para contratantes e contratados.
PARA 2024
Para este ano, a meta da Agência do Trabalhador de Toledo é ir além dos elevados volumes de vagas ofertadas pelas maiores empresas e ter mais conexão com os pequenos e médios empreendedores. Neste sentido, existe uma programação de ações descentralizadas nos bairros em parceria com empresas, também com mutirões temáticos de emprego no espaço da Agência e seguindo com a qualificação que atenda as demandas identificadas em um esforço conjunto com o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (COMTER).
“As ações da Agência do Trabalhador têm se mostrado muito efetivas, com grandes números que revelam o tamanho do nosso mercado de trabalho e a ampliação de oportunidades para todos. Isso foi conquistado com as importantes parcerias firmadas com as grandes contratantes de Toledo, que possuem um fluxo gigantesco de trabalho sendo continuamente ofertado”, afirma o diretor.
SERVIÇOS OFERTADOS
A Agência do Trabalhador de Toledo oferece como serviços fundamentais a intermediação de mão de obra ao fazer a ponte entre quem busca oportunidades no mercado de trabalho e as empresas que demandam a mão de obra. Também atende quem está em situação de seguro-desemprego, orientando e encaminhando esses trabalhadores. Além disso, buscar de forma cada vez mais assertiva oferecer a qualificação dos trabalhadores, para que a intermediação seja progressivamente mais efetiva.
MELHORIA CONTÍNUA
Os desafios locais, segundo o diretor, são os mesmos que vive o mundo do trabalho de forma geral, sobretudo considerada a realidade do Oeste do Paraná. “Não sofremos com o desemprego, como em outras regiões, mas com a falta de qualificação das pessoas para uma série de oportunidades que exigem mais preparo e responsabilidades. Para as vagas de menor exigência de qualificação há uma enorme rotatividade, o que prejudica o desempenho das atividades econômicos, a criação de ambientes mais estáveis de trabalho e, principalmente, o histórico do próprio trabalhador, que acaba passando por várias empresas em curtos períodos de tempo, sem se aprimorar ou mesmo criar uma referência profissional que possa lhe proporcionar melhores oportunidades no futuro. São desafios a serem enfrentados pelas empresas e com políticas públicas que entendam a problemática e desenvolvam alternativas para solucionar essas questões que atingem todas as partes envolvidas”, conclui.
Da Redação
TOLEDO
CAGED TOLEDO
“Em março de 2024 Toledo tem 61.671 pessoas formalmente empregadas. No período ocorreram 3.379 admissões e 3.049 desligamentos, o que significa que tivemos um saldo de 330 empregos gerados, sendo a indústria a maior responsável, com 138 vagas. No ano de 2024, até o momento, o saldo é positivo entre desligamentos e admissões, em um total de 1.738 empregos. Com esses números, Toledo está na liderança estadual de geração de empregos, considerando a média per capita em municípios acima de 100 mil habitantes”, avalia o diretor da Agência do Trabalhador de Toledo, Amir Kanitz.
DE JANEIRO A MARÇO
“Nos três primeiros meses deste ano a Agência do Trabalhador vem mantendo seus ótimos números, tendo atendido de janeiro a março 16.171 pessoas. No período, foram abertas na Agência 2.548 vagas de trabalho, e contratados diretamente via Agência 1.385 pessoas. O atendimento varia em uma média de 250 pessoas por dia, que é um número considerado alto”, aponta o diretor da Agência do Trabalhador de Toledo, Amir Kanitz.