Dia do Professor: os encantos e os desafios na missão de lecionar

Com a missão de ensinar e contribuir na formação dos cidadãos, os profissionais da área de ensino têm conquistas para comemorar. Contudo, ainda existem diversas lutas por melhorias. Na terça-feira (15) é comemorado o Dia do Professor. Desde 1963, a classe recebe está homenagem.

Antes de formar o cientista, o médico, o músico, o advogado, qualquer profissional, é preciso ter o professor. Ensinar, independente do assunto em questão, é algo que precisa ter o dom. Precisa gostar para fazer desse ofício uma verdadeira paixão.

“Escolhi essa profissão graças a minha avó”, cita a professora-pesquisadora no Curso de Filosofia da Unioeste de Toledo, dra. Ester Maria Dreher Heuser. “Na minha adolescência, sem muito saber o que fazer ela sugeriu que fizesse magistério e disse ‘Um dia ninguém mais vai quere ser professor e a profissão vai ser muito valorizada’”, relata.

Ester pontua a avó estava certa em alguns aspectos, entretanto, a classe ainda não conseguiu conquistar tal valorização, apesar de ser um trabalho que não tem a ser extinto – como a realidade de outras profissões. Ela comenta que a precariedade da profissão e a posição social rebaixada apresentem uma conjuntura contemporânea.

GUARDIÕES DA CIVILIZAÇÃO – “Há um elemento fundamental que eu poderia dizer para comemorar: no ponto de vista mais amplo da profissão somos como guardiões da civilização. São os professores que repassam os valores constituídos coletivamente que foram sistematizados em três eixos que são ciências, filosofias e artes”, explica.

Ester comenta que a grande rede da internet engloba a base para o conhecimento geral, como uma biblioteca. “Contudo, se não há aqueles que abra, que façam a seleção do que apresentar esse conhecimento se torna algo morto”, aponta ao citar que é o professor quem faz a seleção desse conteúdo e que apresenta para as novas gerações.

“Essa nossa função de guardiões da civilização merece ser celebrada”, destaca ao mencionar que, atualmente, um dos maiores desafios da classe é lidar com aquilo que já vem pronto, com aulas prontas e com a falta de tempo para que o professor possa elaborar sua aula, fazer as escolhas dos conteúdos, conversar a cultura, dar garantias e fomentar para aquilo que há de novidade seja preservado para o futuro.

NO PAÍS – No Brasil, a data foi instituída em 1963 e remonta ao Decreto Imperial de 1827, que criou o ensino elementar no país. Atualmente, o país conta com cerca de 2,5 milhões de professores na educação básica e superior, enquanto milhares de educadores já se aposentaram, deixando um legado valioso para futuras gerações.

Da Redação

TOLEDO

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