Dia do Nutricionista: o profissional que ajuda a elevar a qualidade de vida
Amanhã (31) é celebrado o Dia do Nutricionista. A data foi escolhida como uma homenagem da criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas – ocorrida no ano de 1949. O dia reforça a importância dos trabalhos dessa classe que enfrenta diversos desafios para promover a educação alimentar e elevar a qualidade de vida.
“Temos muito para celebrar nesta data”, destaca a nutricionista, Deise Baldo. “Nossa profissão, a cada ano, ganha mais conhecimento e isso é reflexo do trabalho da classe, do comprometimento e do reconhecimento da sociedade em relação ao trabalho prestado”.
Deise destaca que a ciência tem apontado com estudos e pesquisas como a prática de uma alimentação saudável interfere na qualidade de vida, na promoção da saúde física e mental, na autoestima e entro contextos. Ela declara que a sociedade tem entendido com mais clareza que o aumento do número de pessoas com doenças causadas pela má alimentação deve ser levado em consideração e é preciso buscar ajuda profissional.
RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO – “Observo que o reconhecimento da classe tem ocorrido de maneira gradativa. Somos os profissionais que estudam o alimento de maneira completa, ou seja, as transformações que eles sofrem durante o preparo, no período de digestão e a absorção do organismo”, comenta ao salientar que quanto mais as pessoas têm conhecimento a respeito do trabalho desse profissional, mais elas reconhecem a importância desse trabalho.
DESAFIOS E CRESCIMENTO – “Vivemos os desafios de uma pandemia. Muitas pessoas aproveitaram o período para mudar o estilo de vida e adotaram uma alimentação mais equilibrada, contudo, também temos aquelas que ‘descontam na comida’ os medos, as incertezas, as tristezas, as crises de ansiedade e todos os sentimentos ruins desencadeados por este momento”, lamenta.
A profissional declara que um desfaio da pandemia foi adaptar os atendimentos de maneira remota para que os pacientes pudessem continuar recebendo o suporte necessário. Para ela, sem dúvida, este turbulento período também trouxe crescimento profissional e enalteceu a importância da classe.
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.