Dia do Consumidor reforça a importância de conhecer os direitos e os deveres

Hoje (15), é comemorado do Dia do Consumidor. A data tem entrado no calendário como um período estratégico para o comércio tentar impulsionar as vendas com promoções da ‘Semana do Consumidor’. A data também contempla ações de conscientização e orientações sobre direitos do consumidor.

Nesta sexta-feira, o Procon de Toledo realiza a 10ª Edição do “Procon na Praça”. A atividade envolve atendimentos para esclarecer dúvidas dos consumidores e fornecedores, bem como levar informações sobre as relações de consumo.

A atividade será realizada na Praça Willy Barth das 8h30 às 17h de forma ininterrupta. A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) também participa do evento disponibilizando consulta gratuita ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

“É importante que o consumidor tenha acesso a informação, saiba em quais situações pode reclamar e também quais são as suas obrigações dentro das relações de consumo. Um dos objetivos principais do Procon é a educação e a divulgação de informações aos consumidores e fornecedor, visando a harmonização das relações de consumo”, comenta a coordenadora do Procon de Toledo, Janice Finkler.

Ela pontua que os consumidores de Toledo têm se mostrado extremamente preocupados com as relações de consumo; são inúmeras orientações diárias que os técnicos do Procon promovem para população. Essas orientações são realizadas por meio de ligação e presencialmente na sede do órgão.

De mesmo modo, Janice lembra que os fornecedores também tem se mostrado mais atentos, e tem sempre procurado o órgão quando surge alguma dúvida. “Outra importante função do Procon é incentivar os fornecedores quanto aos meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo”, complementa.

CONFLITOS – Atualmente, os dois temas mais reclamados no Procon são relacionados a assuntos financeiros e telefonia. Janice explica que dentro dos assuntos financeiros destacam-se a reclamações de empréstimos consignados não solicitados, principalmente os de cartão de crédito consignado, e os débitos indevidos de serviços ou produtos não contratados em contas correntes e os benefícios previdenciários.

“Neste ponto é importante que o consumidor sempre fique atento ao extrato da sua conta corrente ou do seu benefício, pois se constar algum desconto indevido pode registrar uma reclamação junto ao Procon. Lembrando que em casos de débitos indevidos o consumidor tem direito ao ressarcimento em dobro”, cita ao complementar que “os casos de telefonia envolvem principalmente alterações de plano sem solicitação prévia do consumidor e dificuldade para cancelamento do serviço”.

SOLUÇÕES – Pelos telefones (45) 3196-2440 e (45) 99973-6854, os consumidores e fornecedores conseguem esclarecer as suas dúvidas sem precisar comparecer – presencialmente – no Procon. Para realizar o agendamento de atendimentos presenciais ou apresentar denúncias, o consumidor pode utilizar o WhatsApp do Procon (45) 99973-6854.

A busca pela solução dos conflitos está mais fácil. Além do contato presencial no órgão, o consumidor pode fazer a reclamação do conforto de sua casa, através da plataforma www.consumidor.gov.br. O site é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. Do registro à finalização da reclamação, todo procedimento é feito exclusivamente pela internet.

São diversas empresas cadastradas para receber reclamações; os maiores bancos e empresas de telefonia já estão na plataforma, sendo que o índice de solução dos problemas é de 80%. Caso a reclamação não seja resolvida ou se o fornecedor não estiver cadastrado, o consumidor pode recorrer ao Procon para ter um atendimento presencial”, conclui a coordenadora do órgão.

Da Redação

TOLEDO

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