Dia da Matemática: a ciência do raciocínio lógico e abstrato presente no cotidiano

Pode não estar evidente, mas ela está lá. Seja na medição do tempo, na previsão da temperatura, na distância a ser percorrida, no gerenciamento financeiro, entre diversos outros aspectos do cotidiano a temida, a enigmática e a desafiadora matemática está presente. Na data de 6 de maio é celebrado o Dia Nacional da Matemática.

“A matemática é aplicada no cotidiano, por exemplo, em medidas e dimensões ela é usada para medir distâncias, calcular áreas e volumes, calcular a capacidade de recipientes, calcular a quantidade de ingredientes para receitas, e muitas outras coisas”, cita o professor de Matemática e Física, Edward Junior Galina. “Na hora de cozinhar é medir ingredientes, calcular porcentagens e ajustar as proporções de uma receita”.

O professor exemplifica também o uso da matemática no planejamento financeiro, ao citar que desde o calculado de juros em empréstimos e investimentos, até o orçamento pessoal e a contabilidade, exige cálculo e organização. “Na hora de fazer compras no supermercado, utilizamos conceitos matemáticos como adição, subtração, multiplicação e divisão para calcular o valor dos produtos, descontos e trocos”.

DESAFIADORA – Exercício, teorema, álgebra, área, decimal, probabilidade entre outros conceitos matemáticos que somente ela consegue encontrar o resultado, explicar, mostrar na prática como funciona. Em sala de aula a disciplina ainda é temida por muitos estudantes.

“A matemática é considerada por muitos um tabu a ser quebrado por diversas razões. Uma delas é que ela é uma disciplina que exige muita abstração e raciocínio lógico. Em muitos casos, é preciso pensar em conceitos e ideias que não têm uma representação física ou visual clara. Isso pode ser difícil para algumas pessoas, especialmente aquelas que são mais visuais ou que têm mais dificuldade em lidar com ideias abstratas”, pontua.

A matemática, segundo o professor, é uma disciplina que requer muita prática e resolução de problemas. Ele comenta que resolver um problema de matemática, muitas vezes, envolve um processo de várias etapas que requer muita paciência, persistência e habilidade em aplicar os conceitos e técnicas adequadas. Por isso, é comum que os estudantes se sintam desafiados ao enfrentar problemas matemáticos complexos.

Para o professor, a matemática é uma disciplina em constante evolução, com novos conceitos e técnicas sendo ocorridas o tempo todo. “Isso significa que, mesmo os matemáticos mais experientes, nunca param de aprender e enfrentar novos desafios”, declara.

EVASÃO ESCOLAR x MATEMÁTICA – “A evasão escolar pode ser causada por vários fatores, e a matemática pode ser um deles, mas não necessariamente o principal. Alguns alunos podem achar a matemática difícil, chata ou sem aplicação prática em suas vidas, o que pode levar a uma falta de motivação e interesse na disciplina, levando à evasão escolar. Além disso, muitas vezes a matemática é ensinada de forma abstrata e desconectada do cotidiano dos estudantes, o que pode torná-la ainda mais difícil de entender e de aplicar”, avalia.

A falta de recursos didáticos capacitados, professores capacitados e um ambiente de aprendizagem adequado também podem ser fatores que motivaram para a evasão escolar na matemática. “Não há comprovação de que a matemática seja a principal matéria responsável pela evasão escolar. Embora a matemática possa ser uma disciplina desafiadora para alguns alunos, a evasão escolar é um problema complexo que pode ter diversas causas”, destaca.

IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA – O professor salienta que o estudo da matemática ajuda a desenvolver habilidades analíticas e de resolução de problemas que são valiosos em muitas áreas, desde a engenharia até as finanças. “É muito importante o aluno visualizar que sem a matemática o seu futuro corre riscos na empregabilidade, além da flexibilidade, pois uma formação em matemática pode abrir portas para contribuição para a sociedade e principalmente ao desenvolvimento pessoal”, conclui.

MECANISMOS DE ENSINO

Sobre o ensino e o incentivo em ter interesse por matemática, o professor de Matemática e Física, Edward Junior Galina, salienta que é possível ensinar de diversas formas. Confira algumas formas:

Ensinar matemática de forma lúdica: usar jogos e atividades divertidas que envolvam conceitos matemáticos pode ajudar a tornar a matemática mais atrativa;

Aplicação prática: mostrar aos alunos como a matemática é usada na vida real pode torná-la mais interessante e relevante para eles. Isso pode incluir exemplos de finanças pessoais, ciência e tecnologia, entre outros;

Jogos e atividades divertidas: jogos e atividades que envolvem matemática podem tornar o aprendizado mais lúdico e agradável. Isso inclui jogos de tabuleiro, jogos online e atividades em grupo;

Ensino personalizado: cada aluno tem uma maneira única de aprender. É importante que os professores adaptem seu ensino para atender às necessidades individuais dos alunos, oferecendo a eles o suporte e os recursos de que precisam para ter sucesso;

Competições de matemática: participar de competições de matemática pode ser uma forma emocionante de incentivar os alunos a gostarem de matemática e desafiá-los a alcançar seus objetivos;

Foco na resolução de problemas: a matemática pode ser mais interessante quando os estudantes veem como ela pode ajudá-los a resolver problemas do mundo real. Ao ensinar a matemática de uma maneira que se concentra em resolver problemas práticos, os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda e duradoura da matéria.

Da Redação

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