Dia da Língua Portuguesa: o idioma versátil e desafiador

Na data de 10 de junho é celebrado o Dia da Língua Portuguesa. Ao redor do mundo são nove os países que têm a língua como idioma oficial. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe são os países que abrangem realidades, totalmente, extintas que refletem na multiplicidade da linguagem.

“A data é uma ‘chamada de atenção para aquilo que nos une como nação”, cita a coordenadora do curso Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo, Janice Salvado. “Nosso idioma é um traço absolutamente importante nesse processo de pertencimento, de identidade, de constituição do nosso jeito de ser brasileiro”.

Para Janice, a Língua Portuguesa é encantadora, versátil, adaptável e é algo vivo que se ajustas aos mais variados contextos e situações. Ela pontua que o idioma é rico, tem inúmeras possiblidades, admite inúmeras variações e se adapta em assuntos e interesses variados.

Em relação as dificuldades, a Língua Portuguesa tende a esbarrar na ideia de que é um idioma difícil, fator que desencadeia distanciamento, principalmente, no que se refere ao ensino. Janice declara que essa ‘dramatização’ do idioma nem sempre permite que a valorização do idioma e o reconhecimento de uma língua que se adapta as circunstâncias.

ENCANTOS DA LÍNGUA – “É preciso promover e dar aos jovens e as crianças condições para compreenderem o caráter da língua. Ela é repleta de normas e dependendo da situação é necessário dominar essas dificuldades e não generalizar, principalmente na educação”, salienta ao pontuar que os docentes precisam diversificar, usar estratégias para mostrar aos jovens como essa língua é bonita, viva e permite que as pessoas possam agir de modo único, pelo qual outros instrumentos não permitiriam fazer.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.