Curso Educação e Empregabilidade transforma vida de alunos do ensino médio

Moradora do Três Lagoas, a estudante Lunara da Silva Camargo, 19 anos, cursa o ensino médio de olho nas oportunidades para a formação profissional. Seus sonhos são parecidos com as aspirações de boa parte dos adolescentes e jovens de Foz do Iguaçu: estudar e trabalhar para entrar na vida adulta “de boas” e conquistar um espacinho neste mundão de meu Deus.

Fundada há 50 anos e estabelecida às margens da BR-277 desde a sua criação, a Idisa conhece muito bem a realidade dos adultos do seu bairro e entorno, mas quer estar presente ainda mais na comunidade. Após décadas priorizando a contratação de homens e mulheres da localidade, a empresa ampliou a visão e começou a abraçar os jovens locais.

Tal como na expressão “pensar globalmente, agir localmente”, a concessionária autorizada Mercedes-Benz idealizou e desenvolveu o projeto Educação e Empregabilidade, revela Danilo Vendruscolo, diretor da Idisa. A primeira turma se formou em dezembro, e lá estava Lunara ao lado dos seus colegas de escola e de outros três colégios.

De agosto a dezembro de 2023, o projeto, coordenado pela professora aposentada Elaine Vendruscolo, capacitou cerca de 40 meninos e meninas de três colégios públicos: Dr. Arnaldo Busatto, Cívico-Militar Sol de Maio e Cataratas do Iguaçu, além de um estudante do Colégio Estadual Antônio Ângelo Benedet, situado em Santa Terezinha de Itaipu, município vizinho a Foz.

FUTURO PROFISSIONAL – O projeto teve 18 encontros no auditório da Idisa, implementado no contraturno escolar, período da tarde, sem custos aos participantes. Uma vez por semana, a molecada se reuniu por uma hora e 30 minutos para aulas, palestras, dinâmicas de grupo e apresentações de cases de sucesso. Todos foram avaliados e receberam certificados. Aliás, muitos deles já convidados a trabalhar na concessionária.

Sob o conceito “educar para o trabalho, não para o emprego”, o projeto contou com o apoio do Núcleo Regional de Educação – Foz do Iguaçu, dos professores e técnicos dos quatro colégios. O conteúdo trabalhado em conjunto com a educação formal se propôs a contribuir no aprimoramento pessoal do educando com vistas ao seu futuro profissional.

Entre os temas abordados estão: responsabilidade civil (direitos e obrigações para cidadania e convívio social; associativismo e cooperativismo; empreendedorismo; ciências, tecnologias e sociedade; sustentabilidade ambiental; administração financeira; marketing e propaganda.

O conteúdo programático abordou também: planejamento; liderança, criatividade, capacidade reativa versus capacidade proativa; ética profissional; conhecimentos básicos de informática; leis de trânsito; conquistar e manter clientes; conceitos básicos de mecânica veicular pesada; elaboração de currículo e orientação vocacional.

“Esse projeto nasceu de um sonho de a gente mudar e contribuir para a educação desses jovens para o mercado de trabalho. O projeto foi além, ele serviu muito para a vida, para esses jovens buscarem a sua independência, buscarem a sua vida própria e despertarem o interesse de realmente ser uma pessoa com independência através do estudo e através da boa formação e dos princípios básicos, do valor de uma sociedade”, revela Danilo Vendruscolo.

FOZ DO IGUAÇU

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