Cresol fortalece o empreendedorismo feminino através de acesso ao crédito
Crédito acessível e descomplicado impulsiona avanços das mulheres no mundo dos negócios.
No panorama empreendedor do Brasil, cresce exponencialmente o destaque de mulheres que, por meio de seus negócios, superam obstáculos e concretizam seus sonhos. O acesso a crédito tem sido um impulsionador fundamental para muitas dessas trajetórias de sucesso, como é o caso das irmãs Renata e Fabiane Carvalho, de 25 e 28 anos, respectivamente, residentes do município de Nova Cantu, no Paraná.
As irmãs vislumbravam o sonho de ter uma loja de roupas, porém, esbarravam na necessidade de recursos financeiros para iniciar o negócio. A solução veio por meio do giro fácil oferecido pela Cresol. Ao buscar o financiamento, Fabiane inicialmente temeu pela burocracia e demora no processo, porém, foi surpreendida positivamente: “Foi muito rápido, quando o pessoal me ligou falando que já estava liberado o crédito, eu nem acreditei”, enfatiza a empresária.
O caso das empresárias não é um ponto isolado nesse cenário. Um estudo conduzido pelo Sebrae, baseado em dados do IBGE referentes ao 3º trimestre de 2022, revelou que o Brasil contava com 10,3 milhões de mulheres à frente de negócios próprios. Esse contingente representava 34,4% do universo de donos de negócios no país, evidenciando o crescimento e protagonismo feminino no empreendedorismo.
O Brasil figura entre os 10 países com o maior número de empreendedoras, conforme aponta o estudo Global Entrepreneurship Monitor 2021. Mais da metade das brasileiras empreendem no segmento de comércio de bens e serviços, demonstrando a versatilidade e presença feminina em diversos setores econômicos.
Para a Cresol, a crença na transformação social por meio da cooperação é um pilar fundamental. O presidente da Cresol Integração, Julcemar Mierzwinski, destaca a importância do acesso ao crédito para impulsionar não apenas o crescimento de negócios, mas também a realização de sonhos e aspirações pessoais. “O empreendedorismo feminino é um grande motor de mudança. Mulheres empreendedoras não só realizam seus sonhos, mas transformam comunidades. Apoiar e incentivar esse protagonismo é essencial, afinal, o lugar de mulher é onde ela escolhe estar. Cada mulher à frente de um negócio é uma força para a economia, sociedade e igualdade de oportunidades.”, ressalta Mierzwinski.
Para além das opções de crédito, a Cresol oferece um leque de programas e iniciativas voltados à educação financeira, empreendedorismo e cooperação. Essas ferramentas visam impulsionar o crescimento dos negócios de forma sustentável, fortalecendo as redes produtivas locais. Essa abordagem não apenas promove o desenvolvimento das comunidades de forma equitativa, mas também contribui para o progresso econômico em todas as regiões sob sua atuação.
Sobre a Cresol – Com 28 anos de história, mais de 880 mil cooperados e 820 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.
Da Assessoria Mariana Leonardo Matsuo