Copa E-Stock Podium Carbono Neutro: campeonato virtual começa nesta semana
Com patrocínio da Vibra, por meio da marca Petrobras Podium, a primeira gasolina carbono neutro do país, disputa tem primeira corrida no dia 30 de novembro. As seletivas já estão em andamento e apontarão os 32 competidores que vão participar do campeonato
A Stock Car Pro Series terá sua competição de automobilismo virtual na temporada 2023. Depois do sucesso no ano passado, quando a E-Stock reuniu mais de 100 pilotos e coroou seus campeões no Autódromo de Interlagos, o ‘templo do automobilismo brasileiro’, vem aí a Copa E-Stock Podium Carbono Neutro. O certame, que será disputado sob a consagrada plataforma iRacing, será organizado pelo IRB Esports, maior operadora de automobilismo virtual da América Latina, com o patrocínio da Vibra Energia por meio da marca Petrobras Podium, a primeira gasolina carbono neutro do mercado e que abastece todos os carros da Stock Car.
A primeira das quatro corridas será disputada no dia 30 de novembro, no circuito norte-americano Road America, abrindo oficialmente o campeonato. Mas as seletivas que apontarão os 32 pilotos classificados para disputar o certame já estão em andamento – devendo ser encerradas neste sábado, dia 25.
“Sabemos do poder de engajamento do e-sport e era natural a Vibra apostar neste segmento, estar presente em conversas relevantes com o público gamer. Inovação e performance são temas que temos em comum e serão muito explorados”, explica Vanessa Gordilho vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing da Vibra. “Com essa parceria, vamos reforçar os valores da marca Podium, criar tendência e ampliar nosso alcance com um público novo”, completa.
“O sucesso da edição de 2022 mostrou que o público da Stock Car é também um consumidor voraz de automobilismo virtual. E a volta de nosso campeonato é uma demanda que vem crescendo entre os nossos fãs”, detalhou Guga Carvalho, diretor de marketing da Vicar, organizadora da Stock Car. “Essa plataforma reforça a conexão do público com a Stock e também é uma forma de formentarmos mais participação e interação entre fãs, pilotos e organização. Como em 2022, teremos ações cruzadas entre a Stock real e a Stock virtual, envolvendo pilotos e fãs”, concluiu.
Além das seletivas, o cronograma compreende quatro etapas, sendo três delas virtuais, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Stock Car e do IRB Esports no YouTube. As pistas escolhidas são da Road America (Estados Unidos), Red Bull Ring (Áustria), Mount Panorama (Austrália) e Interlagos, palco da grande final.
A última rodada do campeonato vai reunir os quatro melhores colocados do campeonato depois das três primeiras etapas, e será realizada de forma híbrida: a disputa está marcada para 17 de dezembro, na praça mais importante do automobilismo nacional, no mesmo dia e local em que também será coroado o campeão da Stock Car na temporada 2023.
Assim como aconteceu na E-Stock no ano passado, os carros e o formato das disputas utilizados pelos pilotos virtuais são totalmente inspirados na Stock Car. Cada etapa do campeonato será composta de uma sessão classificatória de 15 minutos, que vai definir o grid da Corrida 1. As duas provas de cada etapa terão 30 minutos. Assim como acontece na Stock real, o grid da Corrida 2 será formado pelo resultado da Corrida 1, mas com os dez primeiros em posições invertidas.
Os carros utilizados serão os mesmos da Stock Car nas pistas reais: Toyota Corolla e Chevrolet Cruze, ambos equipados com motor V8 e 550 cv de potência. Da mesma forma, os modelos virtuais no iRacing serão equipados com o push-to-pass, o famoso botão de ultrapassagem que eleva a potência do motor por um período de tempo que varia de acordo com a pista. Cada competidor poderá acionar o push em até seis vezes por corrida. Após o acionamento, o piloto terá de aguardar dois minutos até que o dispositivo seja habilitado novamente.
A transmissão das etapas virtuais será sempre no período noturno, começando às 20h30, sessão classificatória às 20h45 e a Corrida 1 a partir de 21h. Com o grid invertido, a segunda prova da rodada tem largada prevista para 21h35.
Copa E-Stock Podium Carbono Neutro 2023
Seletivas – 20 a 25/11 – Road America (Full Course) – virtual
1ª etapa – 30/11 – Road America (Full Course) – virtual
2ª etapa – 07/12 – Red Bull Ring (GP) – virtual
3ª etapa – 12/12 – Mount Panorama (GP) – virtual
4ª etapa – 17/12 – Interlagos (GP) – híbrido
Sobre a Gasolina Petrobras Podium Carbono Neutro – A gasolina Petrobras Podium que chega aos consumidores mais exigentes tem todas as suas emissões previamente compensadas pela aquisição e aposentadoria de créditos de carbono de alta qualidade, como parte da estratégia da empresa de fortalecer seu posicionamento na transição energética.
Os 175 mil créditos de carbono utilizados no primeiro ciclo de neutralização, que foram gerados por ações de preservação da Floresta Amazônica, correspondem a um volume de vendas projetado para um ano, e representam a preservação de uma área de 570 hectares ou 800 campos de futebol.
A nova gasolina Petrobras Podium é produzida, atualmente, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP). O combustível está disponível, exclusivamente, nos Postos Petrobras selecionados das principais cidades do país. Tanto as marcas Postos Petrobras quanto Podium são licenciadas da Petrobras para a Vibra.
A Gasolina Petrobras Podium é produzida com fontes de energia renováveis e é livre de metais pesados. A marca também oferece maior desempenho e economia de combustível, além de ser mais confiável e inovadora. A Podium é o combustível oficial da Stock Car desde 2015, principal competição automobilística do país, e da equipe Lubrax | Podium Stock Car Team, que tem como pilotos Felipe Massa e Júlio Campos.
Sobre a Vibra – Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+.
Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina.
A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$4 bilhões em seu portfólio de energias renováveis, que conta com Comerc, Zeg, e EZVolt, além da Evolua Etanol, joint venture com a Copersucar. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
Sobre a Stock Car Pro Series
Criada em 1979, a Stock Car Pro Series é a maior categoria do automobilismo sul-americano. Ao longo de sua história, passaram por seus grids os principais nomes do esporte a motor brasileiro, gerando disputas que fizeram da categoria uma referência de competitividade inclusive no exterior.
Na temporada 2023, estão em seu grid ícones como Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Tony Kanaan, Ricardo Zonta e Felipe Massa, além de outros grandes nomes listados entre os principais pilotos da cena esportiva internacional. Com corridas transmitidas para mais de 150 países em cinco idiomas, a Stock Car é atualmente o principal hub de relacionamento e experiência B2B e B2C de todo o universo esportivo brasileiro.
Reunindo mais de 200 marcas, em 2021 a Stock Car tornou-se a primeira categoria brasileira a superar R$ 1,5 bilhão de retorno publicitário. No mesmo ano, um estudo do Centro de Inteligência da Economia da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo calculou em até R$ 30 milhões o impacto econômico gerado por uma etapa da categoria na cidade onde é realizada.
Desde o final de 2021 a Stock Car neutraliza seus eventos através de créditos de carbono em uma parceria com a Orma, empresa brasileira especialista na captação e direcionamento destes recursos para ONGs focadas na preservação de áreas como a região amazônica.
As corridas da Stock Car são exibidas pela Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura), canal Tribo do Gaules (Twitch), mídias da categoria (Facebook e Youtube), Canal GB (do narrador Galvão Bueno no YouTube), além da Motorsport.tv, atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa, e também pelo Canal GOAT (YouTube).
Da Stock Car Pro