Coordenador da FAG emplaca três publicações em revistas científicas

A tese do Doutorado do professor Antônio Carlos Chidichima, coordenador do curso de Administração da FAG Toledo foi defendida em 2018, mas continua rendendo interesse de revistas científicas brasileiras e internacionais. O título “Estratégias para agregação de valor à cadeia agroindustrial da tilapicultura: subsídios técnicos para implantação do selo de Indicação Geográfica” rendeu três artigos publicados.

A Revista Redes publicou o texto “A cadeia da tilápia no Oeste do Paraná: Uma análise sobre a formação de um arranjo produtivo local. “Neste estudo o foco foi a utilização de uma técnica de análise de redes sociais, que permite analisar a estrutura e as ligações existentes entre os diversos atores que compõem a cadeia produtiva ou rede social. E a partir disto, analisar a existência ou não de uma estrutura produtiva e de agentes potenciais para a formação de um arranjo produtivo local”, explica.

Na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional o docente emplacou o artigo “Indicação geográfica como estratégia de agregação de valor na produção de filé de tilápia: Mapeamento da rede de relacionamento no Oeste do Paraná”. “Esta pesquisa teve como objetivo mensurar a densidade de relacionamentos entre os atores da cadeia produtiva de filé de tilápia do oeste paranaense para identificar possíveis lideranças capazes de articular as relações, visando à melhoria da competitividade, mediante a implementação de uma possível estratégia de indicação geográfica”, relata o docente.

A Revista Research, Society and Development publicou o artigo “Mapeamento das características físico-químicas, microbiológicas e dos componentes químicos de amostras de água de abatedouros de tilápia do Nilo”. “O foco deste estudo foi analisar as características físico-químicas e microbiológicas da água utilizada no processamento do pescado e dos filés de tilápia em frigoríficos no Oeste do Paraná. O estudo analisou a água de processamento de nove frigoríficos, que se disponibilizaram a oferecer as amostras.  O estudo contou com a parceria da Fundetec, que ofereceu as análises físico-químicas e microbiológicas”, explica Chidichima.

Alvaro Soares

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.