Convênio para o Projeto Futuro Integral é renovado e ampliado
A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e o Serviço Social do Comércio (Sesc/Toledo) firmaram um convênio para atendimento de crianças no contraturno escolar por meio do Projeto Futuro Integral. A parceria já ocorreu em 2022 atendendo 280 estudantes e será ampliada. A partir do ano que vem, 320 estudantes dos terceiros, quartos e quintos anos da rede pública poderão participar de atividades e oficinas nos eixos do raciocínio lógico, da arte e do letramento.
Conforme a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, a parceria do Sesc foi muito importante no momento em que Smed passava por uma reorganização. “É uma instituição parceira e que sempre, prontamente, nos ajuda quando é necessário. Este trabalho realizado neste ano foi de fundamental importância para a retomada do ensino, depois desse período difícil que a pandemia nos impôs. Outra coisa a se destacar são os avanços dos participantes deste projeto no ambiente escolar. São crianças que apresentam um diferencial”, frisa.
A presença da entidade nessas ações tem como objetivo ampliar o horizonte dos estudantes. Para o gerente em exercício do Sesc/Toledo, Fernando Rodrigo Henrique Turim, a parceria com a Prefeitura foi ampliada por ser este também um entendimento da gestão municipal. “Temos experiências de outros municípios e aqui a educação é diferenciada. Nos sentimos gratos por participar e por vermos a Smed empenhada em proporcionar melhores ambientes tanto para os alunos, quanto para os professores e demais profissionais que atuam nas escolas”, disse.
Para o próximo ano, o trabalho já está sendo organizado. “Temos uma procura, inclusive com lista de interessados. As inscrições já estão sendo organizadas e as famílias se preparando para estarem juntos conosco novamente. O feedback de pais e responsáveis é muito bom e isso nos alegra muito”, completou a técnica de Atividades do SESC, Aclimézia Ferreira de Lima.
Em 2022, foram atendidas as Escolas Municipais Tancredo Neves (Vila Boa Esperança), Carlos Friedrich (Jardim Coopagro), André Zenere (Jardim América), José Pedro Brum (CAIC/Maracanã), Ivo Welter (Santa Clara IV) e Reinaldo Arrosi (Vila Operária). Para o ano que vem, os trabalhos se estenderão também para a Alberto Santos Dumont (Jardim Porto Alegre) e Olivo Beal (Cezar Park). “O trabalho é maravilhoso, de muito comprometimento e feito com excelência. Os pais gostam e os alunos ainda mais”, disse a diretora da Tancredo Neves, Alessandra Graciele Oliveira.
Convênios como o celebrado entre a Prefeitura e o SESC, conforme o prefeito Beto Lunitti, são propulsores da educação, pois promovem o encantamento das crianças. “Estamos promovendo uma revolução na educação toledana. Investimos fortemente em tecnologia, com a implantação de internet, laboratórios de robótica e de informática equipados com impressoras 3D, smart TV, tablet’s para todos os alunos e notebook’s. Além disso, as parcerias com universidades e entidades, como é o caso dessa que estamos reafirmando agora, darão excelência ao processo de ensino aprendizagem”, conclui.
FUTURO INTEGRAL – O atendimento do projeto acontece duas vezes por semana na escola, com carga horária de três horas diárias para cada uma das turmas. As atividades em contraturno e a ampliação de jornada na educação, contribuem significativamente para a melhoria da qualidade da educação e do rendimento escolar, favorecendo novas aprendizagens. “A proposta é a expansão do conhecimento, mediante o desenvolvimento de atividades como as de acompanhamento e apoio pedagógico, aprofundamento da aprendizagem, da alfabetização e do letramento, do raciocínio lógico matemático mediante a experimentação e informação, com ferramentas lúdicas durante as aulas, como jogos e brincadeiras”, disse a coordenadora do Ensino Integral da Smed, Silvia Felizardo Schutz.
TOLEDO