Contratações temporárias são um desafio aos empresários de Toledo

Com a aproximação das festividades de fim ano, o mercado de trabalho ganha um fôlego extra com a abertura de vagas temporárias, especialmente em setores como comércio, serviços e turismo. De acordo com uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e Sebrae/PR, 20,3% dos empresários paranaenses planejam contratar mão de obra temporária para atender à demanda sazonal. Esse percentual é superior ao registrado no ano passado, quando 15% das empresas planejavam contratar temporários.

No comércio, o índice chega a 22,9%, enquanto entre as prestadoras de serviços, o percentual é de 13,7%. A sondagem ainda mostra que a maior parte das empresas, 66,6%, pretende contratar até cinco pessoas. As principais vagas a serem ofertadas são de atendente geral (38,9%), vendedor (27,8%), auxiliar de cozinha (12,5%), auxiliar geral (8,3%), profissional especializado (8,3%) e serviços gerais (8,3%). A Black Friday também aparece como um fator de estímulo, impulsionando 9,8% das contratações temporárias.

Segundo a diretora de comércio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) Francielle Rezzadori de Souza, as contratações para os empregos temporários já começaram no município. “Os empresários realizam as contratações, mas está difícil conseguirmos pessoas para atuar no final do ano”.

Demanda de contratações temporárias Toledo

O diretor da Agência do Trabalhador, em Toledo, Cristiano José da Silva, complementa o posicionamento de Francielle ao explicar que nos últimos anos, a equipe do órgão observa a diminuição de vagas temporárias ofertadas na Agência. “Acredito que seja devido à elevada demanda de vagas permanentes abertas e as empresas não conseguem fechá-las”.

Silva cita como exemplo é que até a última segunda-feira (5), a Agência do Trabalhador não tinha vaga temporária em aberto para atuar no comércio de Toledo. “Inclusive, a contratação de vaga temporária pode diminuir no município neste ano e será devido a dificuldade de fechar a vaga permanente”.

O diretor complementa que a vaga permanente aberta, em Toledo, em sua maioria é na indústria. Na sequência, aparece a área de vendas, em geral, comércio e serviços. “Somente para a linha de produção (em geral) passa de 300 vagas abertas na Agência do Trabalhador”.

Silva pondera que para o cargo de vendedor passa de 50 vagas abertas no município. O diretor explica que os motivos para o número elevado de vagas abertas são: falta de mão-de-obra qualificada, falta de pessoas fora do mercado de trabalho e rotatividade.

Um fator destacado pela diretora de comércio da Acit Francielle é que o trabalhador que conquistar o emprego no final de ano pode ser, posteriormente, efetivado. “Para isso, a pessoa que concorrer a vaga precisa estar apta aos requisitos. Exemplo: o empresário tem uma predisposição dos requisitos ao cargo. Geralmente, 80% dos requisitos são para efetivar a contratação, pois o empresário precisa averiguar se o pretendente ao cargo se encaixa no perfil”.

A orientação de Francielle é que a pessoa participe da entrevista, mesmo quando ela não se encaixa complemente ao perfil do cargo. “Às vezes, ela deixa passar os 20% que pode ser aprendizagem após a contratação. Então isso é bem importante”.

Requisitos contratações temporárias Toledo

O perfil ideal para uma vaga nesta época do ano é de alguém dinâmico, proativo e que se adapta rapidamente. Conforme a neuropsicóloga e analista do comportamento Simone Fidelis, o candidato a vaga deve mostrar comprometimento e flexibilidade, já que as demandas podem variar bastante.

“Para ser contratado para uma vaga temporária e ter chance de efetivação, o candidato deve entregar resultados consistentes, demonstrar interesse em aprender sobre a cultura da empresa e ir além das tarefas atribuídas. Essa atitude pode destacar o profissional e aumentar as chances de permanecer na empresa no futuro”, pondera Simone.

Ela cita que o principal equívoco do candidato a uma vaga é subestimar a importância do preparo e da atitude. “Muitos focam apenas no que vão dizer sobre suas experiências passadas, mas esquecem de demonstrar como podem agregar valor à empresa agora”.

A analista do comportamento recomenda que o candidato deve mostrar que entende a necessidade do negócio e que está pronto para contribuir desde o primeiro dia. “Ele deve estudar a empresa, destacar suas habilidades práticas e deixar claro seu comprometimento em fazer a diferença, seja numa vaga temporária ou permanente. Essa postura demonstra maturidade e profissionalismo, características que empresas buscam em qualquer tipo de contratação”.

Simone esclarece que quando os candidatos não se preparam adequadamente ou não demonstram claramente como suas habilidades se alinham às necessidades da empresa, muitas vezes não passam confiança aos recrutadores de que serão uma contribuição sólida. “Em Toledo e em várias regiões, isso acaba gerando um volume maior de vagas que não são preenchidas de forma efetiva, mesmo havendo demanda. O candidato que se empenha em mostrar preparo e compromisso tem, portanto, uma chance muito maior de ser selecionado para essas oportunidades”.

Pesquisa comércio de Toledo

Outra ferramenta para auxiliar no comércio local é o trabalho realizado pela Acit em parceria com o grupo de estudos Geecom da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), campus Toledo. Trata-se da Pesquisa de Intenção de Compra para o Natal no município. Francielle menciona que a primeira etapa da aplicação da pesquisa por amostragem foi realizada no dia 19 de outubro. A próxima fase será neste sábado (9).

A diretora comenta que os consumidores e clientes de Toledo são abordados em seis pontos da cidade, contemplando o Jardim Panorama, Jardim Coopagro, Jardim Porto Alegre, Grande Pioneiro, Centro e Shopping Panambi.

Ela relata que o objetivo é avaliar como o consumidor irá se comportar nos próximos meses e a partir disso, os resultados serão um guia aos comerciantes, empresários e lojistas nas estratégias de marketing e vendas. “Nos próximos dias, teremos o resultado para saber o que pensa o consumidor, o que ele pretende comprar ou quanto pretende gastar no comércio de Toledo”.

Francielle destaca que a Acit terá a informação para repassar aos empresários e aos colaboradores. “O colaborador saberá a média que o consumidor pretender investir no final do ano. Exemplo: a pesquisa mostra que o cliente pretende gastar R$ 150,00. Logo, o vendedor não encerrará o atendimento, caso o valor, esteja em R$ 80,00. Nós saberemos o ticket médio da população de Toledo”, finaliza.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações das Assessorias Fecomércio e Acit

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