Contra a dengue: imóveis são vistoriados em ação conjunta
Da Redação
TOLEDO
O Departamento Vigilância em Saúde de Toledo desenvolveu mais uma ação de combate à dengue: a fiscalização de imóveis onde foram esgotadas as tentativas de acesso para vistoria. A ação conjunta contou com a atuação da Coordenação da Defesa Civil, da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), do Setor de Controle às Endemias e da Secretaria Municipal de Saúde.
Os trabalhos foram realizados na quinta-feira (4). O ponto de encontro dos envolvidos foi no Setor de Combate às Endemias. Segundo a diretora do Departamento Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno, a ação foi viabilizada após uma reunião intersetorial, realizada na semana passada.
“Discutimos mais algumas ações que poderíamos fazer enquanto município e poder público para intensificar o combate contra a dengue e uma das sugestões que foi extraída dessa reunião é essa ação para divulgar esse trabalho que é feito na rotina dos agentes”, justifica Juliana ao enfatizar que essas vistorias fazem parte da rotina das equipes, contudo, foi promovida uma mobilização mais intensificada.
SEM ACESSO AOS IMÓVEIS – A diretora explica que a ação envolveu imóveis os quais foram esgotadas as tentativas de fiscalização. Juliana pontua que a busca pelos contatos com os proprietários acontecem via telefone – dados captados via dois sistemas de informação: um da saúde e outro do município onde tentamos através do sistema imobiliário.
“Quando não temos o retorno tentamos outras ações para entrar nesses imóveis, pois acreditamos que eles têm potencial risco porque normalmente vêm através de denúncias. Existe o decreto de emergência, temos uma lei federal e uma lei municipal que nos ampara, em situação de decreto epidemia é permitido que possamos fazer essas ações de ingressos forçados em alguns imóveis. Nesta ação, identificamos alguns potenciais imóveis no sentido de fechados/abandonados e algumas recursas, ou seja, onde o morado não permite a entrada, mesmo o agente indo o supervisor de área tentando fazer uma segunda visita, mas sem êxito”, declara.
NOTIFICAÇÕES – Em relação a autuação, nos casos dos imóveis vistoriados na ação, a diretora do Departamento Vigilância em Saúde esclarece que os proprietários serão notificados. Ela explica que somente após duas notificações, em dois anos, é passível a geração de ato de infração. “A Secretaria de Meio Ambiente está organizando de maneira intensa a divulgação dos locais com muito mato, lixo e entulho, para que possam emitir a notificação imediata, a previsão é que no início de mês de maio seja possível começar a autuar imediatamente”, alerta.
PESSOAS COM DENGUE – A secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, comenta que Toledo teve a confirmação do sétimo óbito por dengue. Ela salienta que o município tem mantido uma média de 900 atendimentos por dia em relação aos pronto atendimentos e unidade sentinela. “Isso nos preocupa bastante porque ainda não vemos o momento em que a curva estabiliza ou desça. Além disso, tem o fato de sabermos que há outro sorotipo de dengue circulando que é o sorotipo 2 – aquelas pessoas que pegaram o sorotipo 1 podem pegar novamente dengue porque é possível pegar mais de uma vez”.
A secretária enfatiza que é importante que as pessoas mantenham os cuidados em relação a doença e as casas. “Essa ação de vistoria é mais uma estratégia que envolve a Secretaria de Saúde e as forças de segurança para que possamos atender mais e alertar sobre a importância de manter os cuidados domiciliares e fazer a denúncia”, destaca.
ATENDIMENTOS AOS PACIENTES – Na tentativa de reduzir o tempo de espera dos pacientes em virtude da epidemia de dengue a Secretaria de Saúde mantém as unidades sentinelas funcionando após 17h30. Continua com horário de atendimento ampliado – até às 21h – as Unidades Básicas de Saúde dos Jardins Panorama, Cosmos e Concórdia. A unidade sentinela da Paulista também continua funcionando das 7h às 19h de segunda a sábado para atendimento dos pacientes com suspeita de dengue. “Além disso, tivemos a contratação de 45 servidores através de PSS para que possamos organizar e repor as nossas escalas”, declara a secretária de Saúde de Toledo.
DENGUE MATA – Na última quarta-feira (3), A Secretaria de Saúde de Toledo confirmou o sétimo óbito relacionado à dengue. A vítima foi uma pessoa de 80 anos que sofria de comorbidades – fator que agravou o quadro de saúde. Conforme a Secretaria de Saúde, o início dos sintomas aconteceu no dia 16 de fevereiro, sendo atendida no dia 17 com internamento na mesma data. O óbito ocorreu no dia 28 do mesmo mês. A paciente residia no Jardim Porto Alegre.