Contação de história incentiva a presença do público infantil na Biblioteca
Despertar a curiosidade, estimular a imaginação, desenvolver a autonomia e proporcionar diversas emoções são sensações provocadas pela contação de histórias. Em Toledo, a Biblioteca Pública Municipal desenvolve o projeto de contação de histórias. Neste mês, a Bruxa e o Ogro atraíram a atenção de dezenas de crianças.
A Biblioteca Municipal está com um espaço diferenciado para o público infanto-juvenil. Com puffs, estantes em formatos diferenciados e abelhas que combinam com o formato em colmeia da mobília, o local também recebe a contação de história. “As crianças ficam à vontade e encantadas com o colorido e as mensagens”, afirma a assistente em Desenvolvimento Social Loreci Beal, a intérprete da Bruxa.
ENCANTAMENTO – A Bruxa convidou a criançada para dar uma voltinha em sua vassoura. “É excelente ver ‘o brilho no olhar’ das crianças. Conseguimos observar o encantamento nos rostos dos pequenos. As crianças aguardam a cada movimento do personagem”, menciona Loreci.
Ela complementa que a contação de história é uma maneira de incentivar as crianças e seus familiares a frequentarem a Biblioteca Municipal. “É um trabalho muito divertido e emocionante”, destaca a profissional.
Na história, a Bruxa passa por uma transformação após acolher as sugestões dos animais. O objetivo era torná-la uma pessoa bonita, pois a Bruxa ia encontrar com o Ogro, o seu amor. Contudo, o Ogro gostava e achava a Bruxa maravilhosa da maneira como ela era. “A história é empolgante. Ela mostra que devemos nos aceitar; cada pessoa possui a sua beleza e, principalmente, devemos procurar nos desenvolver intelectualmente, seja por meio de livros”.
O Ogro foi vivido pelo estagiário Guilherme Magalhães Bernardes. Ele destaca que a Biblioteca despertou um sentimento diferente em seu coração. “Em cada nova contação de história, a expectativa é grande. As crianças adquirem conhecimento e aprendizagem, mas nós (profissionais) também aprendemos com elas. Os pequenos nos motivam a seguir, a trabalhar e, principalmente, a ensinar mais”.
PROGRAMAÇÃO – A assistente em Biblioteca Cleonisse Feliciano da Silva Pizzatto enfatiza que todo o segundo sábado do mês, no período matutino, uma nova contação de história será realizada. “Nós ficamos felizes pela participação dos pais e das mães. Além da contação de histórias, eles trazem suas crianças para a Biblioteca e realizam empréstimos de livros”.
Cleonisse salienta que cada nova obra é escolhida com carinho. “Nós desejamos que as nossas crianças criem o hábito e o gosto pela leitura. Estamos felizes em termos tantas crianças neste espaço”.
No segundo sábado do mês de abril, uma obra do escritor Monteiro Lobato será interpretada por novos personagens. “Novas emoções serão despertadas aos nossos pequenos leitores”, menciona Cleonisse.
PRIORIDADE – Conforme a secretária de Cultura Rosselane Giordani, desde a reinauguração da Biblioteca, em agosto do ano passado, a pasta realiza uma série de atividades no espaço. “A proposta é movimentar a Biblioteca Pública Municipal. Uma das ações que a Secretaria tem priorizado com a equipe da Biblioteca é a realização da contação de história com o objetivo de formar novos leitores, de incentivar e despertar o gosto pela leitura dos pequenos”.
Rosselane revela que ela e a equipe se sentem felizes em observar a adesão das famílias. “A contação de história é uma forma lúdica de encantar as crianças com a literatura. Assim, atraímos os pequenos para este belo espaço chamado Biblioteca”.
Desde a reinauguração do espaço, a Biblioteca Pública Municipal teve mais de mil novos leitores cadastrados no sistema. “Isso devido a realização da Festa Literária que foi um momento do novo espaço totalmente revitalizado e dedicado para as crianças”, comenta Rosselane.
Ações também estão programadas para a Biblioteca Pública, da Vila Pioneiro. “Sempre priorizaremos o público que circula no espaço. É um trabalho belo desenvolvido pela Secretaria que prepara a escolha da história e realiza todo o desenvolvimento”, finaliza a secretária.
Da Redação
TOLEDO