Comunidade prestigiou a entrega do novo prédio do CMEI de Vila Nova
A comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Fani Matilde Bilibio compareceu em peso na inauguração do novo prédio da unidade educacional. Instalado em 2011, em Vila Nova, o CMEI iniciou suas atividades numa antiga casa, porém a necessidade de melhorar o acolhimento das crianças e o trabalho das professoras e demais servidoras municipais fez com o que a administração municipal optasse pela construção de uma estrutura nova. A cerimônia, realizada na terça-feira (16), reuniu autoridades, pais e responsáveis, familiares da homenageada e moradores do distrito.
O espaço moderno recebeu um investimento de R$ 1.264.326,94 e poderá triplicar o atendimento, conforme a necessidade, saindo das atuais 70 para até 200 crianças em meio período. O projeto, executado de 20 de setembro de 2021 a 30 de junho de 2022, contempla ambientes mais amplos, confortáveis e seguros para as crianças. “Temos que agradecer ao poder público municipal, mas também a cada pai, criança, família e colega de trabalho. Estávamos ansiosos pela entrega. Muita gratidão a todos que trabalharam para este momento”, disse a diretora do CMEI, Franciele dos Santos Vicentin.
Uma das mais felizes durante o ato era a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa. “Tenho raízes neste distrito, inclusive com familiares ainda residindo aqui”. Marli aproveitou a oportunidade para enaltecer, em especial, os servidores municipais. “É pela mão de cada uma de vocês aqui deste espaço que a vida destas crianças será transformada. A formação começa aqui”.
Marli ainda lembrou aos pais e responsáveis a importância do comprometimento de cada um deles com o desenvolvimento dos filhos. “Aqui se ensina, mas é em casa que se educa. Sejam partícipes da vida dos seus filhos”. Marli ainda anunciou para a comunidade que será licitado o novo mobiliário para a unidade. Além disso, a Escola Municipal Osvaldo Cruz, ao lado do novo CMEI, receberá investimentos na ordem de R$ 1 milhão em reformas.
A aplicação de recursos na educação também agrada o presidente do Legislativo Municipal, vereador Leoclides Bisognin. “Temos observado uma revolução na educação toledana e isso acontece pela opção do prefeito [Beto Lunitti] em atender essa política pública. Com certeza veremos estas crianças bem instruídas, se tornando grandes profissionais”. Bisognin ainda agradeceu aos vereadores Dudu Barbosa, Marcelo Marques, Rodrigo Souza, Marly Zanette e Olinda Fiorentin pela presença no ato. “Lembrem-se colegas, cada projeto que votamos repercute aqui, junto a esta população”, disse. “Sempre daremos todo o apoio necessário, em especial para a educação. Que bom ver nosso município oferecendo espaços tão bons para nossas crianças”, completou a vereadora Marly Zanette.
O prefeito Beto Lunitti agradeceu aos vereadores e vereadoras por estarem presentes e reafirmou a importância dos legisladores na implementação de boas políticas. “O trabalho e a responsabilidade é de todos que se propõe a estar na política”. Lunitti reafirmou sua alegria com as comunidades, os servidores municipais e todos os que têm entendido a nova proposta para a educação adotada em Toledo. “Tem que encantar e transformar, por isso investimos em tecnologias, com a implantação de internet, laboratórios de robótica e de informática equipados com impressoras 3D, smart TV, tablet’s para todos os alunos e notebook’s”. Beto ainda agradeceu a presença da presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliana de Fátima Buzin, na cerimônia.
Após a fala, o prefeito convidou familiares da professora Fani Matilde Bilibio, um das primeiras professoras do município de Toledo, para participarem do descerramento da placa inaugural do novo prédio do CMEI. Estavam presentes o filho, Lineo Antônio Bilibio, e o neto, Rafael Fernando Bilibio.
Da Prefeitura de Toledo