Como fazer vídeos para as redes sociais e melhorar seu alcance?


Foto de Jakob Owens por Unsplash

A produção de conteúdos para a internet está nas mãos de qualquer indivíduo, literalmente. Os smartphones entregam aos usuários um potencial infinito para gravar imagens e publicá-las na internet, embora isso não seja garantia de sucesso. É preciso que o material seja útil e bem produzido.

A maneira ideal de melhorar o alcance dos vídeos nas redes sociais reside na pós-produção, quando o material é gravado e editado. Isso pode ser feito a partir de softwares ou serviços de edição de vídeo disponíveis na internet. Um desses serviços online, o qual vamos recomendar hoje, é o site do CapCut.

O CapCut Online é um pacote de ferramentas para edição de materiais audiovisuais (entre fotos e vídeos) gratuito e que não requer download e instalação. Abaixo nós listamos 6 maneiras como o CapCut pode ajudá-lo a fazer vídeos para as redes sociais, profissionalmente ou apenas por hobby.

1 – Amplifique vídeos de baixa qualidade O primeiro item com o qual o CapCut Online pode ajudá-lo se relaciona à qualidade das gravações. Isso vale tanto para materiais antigos (e que precisam ser restaurados) quanto para aqueles recentes, mas gravados em dispositivos de qualidade inferior. Felizmente, é possível amplificá-los com o serviço!

O editor de vídeo do CapCut aumenta a resolução do vídeo original sem que ele fique granulado ou distorcido. Isso é feito com o auxílio de tecnologias de inteligência artificial, uma melhor amiga indispensável para aqueles que buscam fazer sucesso produzindo materiais para as redes sociais.

2 – Converta os formatos dos vídeos

Um elemento pouco explorado, mas muito importante, da edição de vídeos, são as extensões. Aqui nós falamos dos formatos apresentados pelos arquivos, aquele conjunto de palavras após o nome do material. Um vídeo com o título “formatura.mp4”, por exemplo, tem como formato o “.mp4” do final.

O CapCut Online traz um conversor de vídeo compatível com os mais diferentes formatos, entre MP4, WMV, MOV e outros. Isso significa que você não precisa se preocupar com a extensão da mídia gravada, considerando que o serviço é capaz de modificar isso, garantindo total compatibilidade.

3 – Redimensione de acordo com cada rede

Você já reparou que as redes sociais possuem vídeos e fotos de tamanhos “padrão” distintos? Um vídeo do Instagram, por exemplo, prioriza um formato vertical; no YouTube isso ser inverte, sendo o padrão o formato horizontal. Ou seja: os materiais publicados nas redes devem ser readaptados.

No CapCut Online, é possível redimensionar vídeos e adequá-los para as redes sociais indicadas, de acordo com parâmetros do próprio site. Você não precisa se preocupar em aprender qual a melhor resolução para o Instagram, Facebook ou YouTube, já que o serviço lista cada uma dessas redes.

4 – Inclua transcrições de áudio

O fenômeno das legendas em vídeos é mais comum em redes como o TikTok, mas está presente em todos os espaços online. A razão disso está ligada ao alcance: quanto mais pessoas forem capazes de compreender o material postado (mesmo sem ouvir o áudio), maiores são as chances de sucesso.

Isso se mencionar os famosos “estáticos”, momentos dos vídeos que são capturados em imagens e usados como memes, como as cenas de Márcia Fu na Fazenda. Colocar legendas facilita parte do processo de viralização, ajudando para que o conteúdo publicado faça sucesso em múltiplos espaços.

5 – Aproveite ferramentas em conjunto

Fechando a lista está um recurso que une todos os anteriores: a edição completa, onde as ferramentas trabalham em conjunto! Pense: se cada uma das funcionalidades acima são boas e ajudam para que o vídeo fique mais profissional, existe algo melhor do que aplicá-las todas ao mesmo tempo?

Um mesmo vídeo pode ser redimensionado, amplificado, convertido e recheado de efeitos e filtros. Apesar disso, lembre-se: nem todos os tipos de edição chamam a atenção de todos os públicos, então é necessário não “exagerar”, de acordo com os espaços onde os seus conteúdos serão publicados.

Uma dica aqui é ver as ferramentas disponíveis no CapCut – já que todas são gratuitas e online – e aprimorar seu vídeo, deixando-o da forma como quiser.

Faça alguns testes até chegar ao resultado final e surpreenda-se com os resultados!

6 – Insira efeitos e filtros

O Instagram e o TikTok possuem efeitos e filtros próprios que podem ser usados por quem visita a plataforma, mas é certo afirmar que a seleção é relativamente limitada. O mais interessante é que você conheça outras opções, como aquelas disponibilizadas pelas ferramentas do CapCut Online.

A plataforma possui um banco de efeitos, filtros e outras customizações visuais acessíveis para quem não tem o costume de lidar com esses elementos nas redes sociais. O resultado são vídeos mais esteticamente interessantes e com potencial viral, o que definitivamente melhora o alcance nas redes.

Além de tudo o que foi mencionado acima, é importante que tenha uma visão clara sobre o seu público-alvo e produza conteúdos direcionados àqueles que deseja atingir. A partir de boas ideias e com a ajuda das ferramentas do CapCut Online, os seus conteúdos nas redes atingirão mais pessoas.

Vale lembrar que o CapCut Online possui uma interface simples e você pode ir explorando todas as ferramentas que citamos nesse artigo, bem como outras que ache interessante inserir no seu vídeo.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.